segunda-feira, 19 de março de 2012

Paraíba registra primeiro caso confirmado de gripe A.

Foto:Reprodução

Um paciente de 52 anos que mora em Guarabira,no Agreste, é a primeira vítima confirmada da gripe A esse ano na Paraíba. Ele deu entrada no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, na capital, no último dia 8 de março, mas só na última sexta (16) é que o o Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará, confirmou que se tratava da H1N1. O homem já recebeu alta e passa bem.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Júlia Vaz, o paciente chegou a unidade médica com febre, dor de garganta, tosse e síndrome respiratória aguda grave. “O médico que o atendeu suspeitou da doença porque o paciente não tinha histórico de doenças respiratórias na família e também por causa dos surtos que tem acontecido em estados próximos, como Ceará e Rio Grande do Norte”, completou.

No estado, as unidades médicas de referência para tratamento da doença são o Hospital Universitário Lauro Wanderley e agora também o Clementino Fraga. “Por enquanto não há suspeita de novos casos. Mas é importante ficar alerta porque o vírus está circulando”, disse Júlia Vaz.

Segundo informações da gerente de vigilância em saúde, a secretaria de estado enviou nota técnica para todas as secretarias municipais de saúde com recomendações de prevenção para profissionais e população em geral:

Para população:
  • Lavar as mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições, após tossir ou espirrar.
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável.
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • Não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.
Para os profissionais:
  • Notificar de imediato ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do estado o atendimento de qualquer caso suspeito através do telefone (83) 88282522 (disponível 24hs, todos os dias da semana e feriados);
  • Solicitar de imediato a SES / PB através do telefone de plantão acima citado a coleta de amostra de secreção nasofaringea (swab de raion ou aspirado) para todo caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, de preferência, antes do inicio do tratamento com o antiviral.

Fonte:Jornal da Paraíba
http://jornaldaparaiba.com.br/noticia/79105_paraiba-registra-primeiro-caso-confirmado-de-gripe-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário