sábado, 29 de outubro de 2011

Projeto de inclusão Digital INCLUS.COM Informática a serviço da comunidade.



VI - ANIVERSARIO

No próximo dia 04 de novembro de 2011 a INCLUS.COM comemora o seu 6º aniversário. O projeto nasceu no ano de 2005 e deu início as suas atividades com apenas 05 (cinco) computadores.

É verdade que os computadores que iniciaram o projeto já estavam ultrapassados para aquele ano, mas a certeza que nascia ali a oportunidade de promover a inclusão digitale oferecer uma nova oportunidade para pessoas carentes de nossa cidade,fez com que superássemos juntos, como Igreja, todas as dificuldades impostas nos anos iniciais.

Por isso, muito se tem para celebrar nessa data, afinal, a cada aniversário o projeto se renova e surpreende a comunidade esperancense, seja com ampliação da quantidade de pessoas atendidas pelo projeto, seja pela qualificação do aprendizado dos monitores voluntários, seja pela melhoria das aulas, seja pela ousadia de ir até o “terreiro” das comunidades rurais..., seja pelo olhar sempre focado no futuro e no espírito comunitário.

ATUAÇÃO NO ANO DE 2011.


Esse ano a surpresa foi logo no primeiro dia de matricula, pois tínhamos planejado 04 (quatro) dias para receber e cadastrar os futuros alunos do projeto, no entanto, as cerca de 160 vagas oferecidas inicialmente foram praticamente preenchidas no primeiro dia. Saímos do São Pio XI -onde são ministradas a aulas - extasiados com a credibilidade que a INCLUS.COM adquiriu ao longo desse curto tempo de atuação.


Nesse ano também conseguimos dar início ao PIDR (Projeto de Inclusão Digital Rural), que é uma extensão da INCLUS.COM e leva treinamentos de informática até as comunidades rurais de nosso município. As comunidades atendidas inicialmente foram Barra do Camará, Caldeirão, Carrasco e Pintado. O atendimento nessas comunidades se deu com o auxílio de 06 (seis) notebooks doados pela ALMEIDA distribuidor de materiais de construção, do esforço do sindicato rural e associações rurais das comunidades e dos próprios membros das comunidades. Atuando no primeiro semestre, levamos qualificação para 24 (vinte e quatro)crianças, jovens e adultos dessas comunidades.


Passamos a ministrar treinamentos para as meninas integrantes de outro projeto da paróquia - Menino Esperança-. São cerca de 24 (vinte e quatro) meninas aprendendo os primeiros procedimentos da informática

Ampliamos e intensificamos o treinamento dos monitores voluntários. Saímos de 12 (doze) em 2010 para 25 (vinte e cinco) nesse ano.


Promovemos a semana de “Oficinas voluntárias”. Uma semana voltada para cursos práticos e rápidos de tarefas cotidianas do uso de informática, como gravação de DVD’s, edição de imagens e vídeos, técnicas de apresentação de PowerPoint. A semana foi realizada do dia 12 a 17 de setembro e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre alunos e pessoas da cidade.

Adquirimos impressoras com recursos próprios e fizemos parceria com a TECNOINFO, onde a empresa parceira nos concedeu um ano de recarga gratuita dos toner’s e cartuchos utilizados em nossas atividades e também para impressão de trabalhos escolares dos nossos alunos do projeto. A impressão dos trabalhos escolares dos alunos integrantes do projeto é inteiramente gratuita.
Vamos entregar no próximo dia 04 de novembro, mais de 150 certificados.

Metas para 2012

·         Aumentar o número de pessoas atendidas no projeto numa perspectiva de 300 alunos atendidos durante o ano na sede e no setor rural.
·         Aumentar o número de monitores voluntários e intensificar o treinamento para melhorar a capacitação e qualidade das aulas.
·         Abrir horários para que pessoas que não têm condições de ter um computador em sua casa e de pagar uma LAN-HOUSE para acessar internet, possam através de um cadastro, utilizar nossos computadores e contar com a ajudar e supervisão de voluntários que estarão disponíveis para tirar dúvidas e auxiliar nas atividades desenvolvidas nesse horário e ambiente.
·         Melhorar as instalações da sede e também do atendimento no setor rural.

No entanto, para que tudo isso se realize e preciso que toda população se mobilize e contribua conosco.

Serão necessários mais 07 (sete) notebooks novos, 01 (um) projetor, uma impressora multifuncional, uma tela para projetor e material de uso contínuo nas aulas para ampliar o projeto rural.

Serão necessários mais 07 (sete) computadores pessoais novos para repor máquinas danificadas e manter o trabalho na sede. 01 (uma) tela de projetor, revisão da parte elétrica e material de uso contínuo.

Serão necessários mais parceiros, mais voluntários.

No entanto, teremos mais pessoas atendidas e a imensa satisfação de estarmos promovendo não só a inclusão digital, mas de forma participativa, fazendo acontecer a verdadeira inclusão social em nossa cidade. Émissão de todos nós.

CONTATO

Para nos ajudar, é só entrar em contato com a secretaria paroquial.

Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, S/N.
Fone: (83) 3361-2053 – Centro – CEP . 58.135000 – Esperança-PB
E-mail: sercretaria@paroquianossasenhoradobomconselho.org
E a partir de novembro o site: www.bomconselho.org

Faça sua parte! Nós já estamos fazendo a nossa!

Não sejamos apenas “vendedores de sonhos”, mas promotores de ferramentas que os tornem realidade.

Cristiano Dias de Souza
(Coordenador do projeto)


Uma realização: Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho.


APOIO: Almeida distribuidor de material de construções e Prefeitura Municipal de Esperança






Nenhum comentário:

Postar um comentário