quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comerciantes da cidade de Esperança conhecem a Pedra do Caboclo em Algodão de Jandaira.


Aproveitando o feriado uma turma de comerciantes da cidade de Esperança foi conhecer na cidade de Algodão de Jandaira a Pedra do Caboclo um local de uma beleza impar e que deveria ser mais explorado como um ponto turístico daquela região.


 A equipe do Andrade Noticias foi também ao passeio e com certeza aconselhamos a todos tirar um final de semana para conhecer, pois o local é muito bonito e a visão em cima da Pedra é sensacional.

Na oportunidade foi gravadas cenas para o próximo DVD do Retalho Cultural do palhaço Gasparzinho que se vestiu de Índio e fez a alegria de todos e mostrou coragem e desceu na gruta local de difícil acesso segundo Gasparzinho um momento inesquecível “descer nesta Gruta é com certeza uma emoção muito grande e todos vão ver no meu próximo DVD com imagens exclusivas que só o Retalho Cultural traz para todos da cidade de Esperança”.

 Em cima da Pedra do Caboclo todos os comerciantes que participaram do passeio deram as mãos e fizeram um bonito momento de Orações.



CONHEÇA UM POUCO DA HISTORIA DA PEDRA DO CABOCLO.
Em cima da Pedra do Caboclo existe um cruzeiro construído, alguém o construiu em pagamento de uma promessa, feita por causa de uma grande epidemia de febre amarela que assolou a região, em torno dos anos 20.
A Pedra dos Caboclos ou Gruta dos Caboclos – Localiza-se a uma distância de 4KM , da cidade, na Serra do Algodão, deste lugar vê-se uma beleza impar da paisagem do município. Conta-se que, nesse lugar, por volta do século XVIII, um grupo de índios perseguidos por ferozes capitães do mato, o se refugiarem na gruta os indígenas ficaram encurralados.
Não permitiram que os seus perseguidores entrassem no local, travaram uma luta desesperada com eles mesmos, pois permaneceram lá sem aguaram e comida durante uma semana, depois foram morrendo lentamente. Aqueles que se desesperavam e ousavam tentar escapar da sede e da morte, foram abatidos a tiros na entrada da gruta, onde existe uma furna com paredões de aproximadamente 80 metros de altura.
Esse episódio originou o nome Gruta do Caboclos. Um fato curioso relatado em entrevista a Maria Lucia Lucena Cavalcante, que escreveu uma monografia a respeito de Algodão de Jandaíra no ano de 2005, o Senhor Aprígio Manoel (in memorian), relatou que por volta do ano de 1927, quando ainda jovem, reuniu-se com uma turma de quatro amigos e adentraram na Gruta dos Caboclos e se depararam com quarenta e duas ossadas humanas. Estas apresentavam características de pessoas de pouca idade, provavelmente eram restos dos indígenas sacrificados pelos capitães do mato a mando dos colonizadores na luta pela terras. Encontraram também um cachimbo, um chicote e roupas tecidas a fio de caruá, uma planta nativa dessa região.
Fonte: algodaodejandaira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário