segunda-feira, 10 de outubro de 2011

NOTÍCIA É COISA SÉRIA.


Em Esperança Tem gente brincando com coisa séria. A informação não pode ser objeto de curtição. É fácil postar qualquer coisa em um blog, isto leva apenas alguns minutos mas é preciso respeitar algumas regras.


O ato de informar exige um compromisso com a verdade que vai além da simples divulgação. Nesse aspecto, muitos tendem a se apropriar do trabalho alheio copiando artigos, matérias, fotos etc. sem ao menos citar a fonte. Além de antiético esta atitude viola a lei de direitos autorais vigente e pode sujeitar o infrator a um procedimento penal.


A Constituição assegura a liberdade de informação (art. 5º, XIV) mas também prevê o direito de resposta proporcional ao agravo e indenização por danos materiais, morais ou à imagem (art. 5º, V).


Some-se a isso o número de jovens que participam desta rede social e se aventuram nas diversas publicações, na maioria reproduzindo notícias veiculadas por sites comerciais.


Os pais respondem pelos menores em caso de abuso (Código Civil, art. 932, I), por isso é imprencindível que os genitores acompanhem os seus filhos nesta navegação.


Observamos alguns desvios de comunicação nas postagens de alguns diários, noutras expõe a vida pessoal destas crianças tornando-as alvo de inescrupulosos.


Notícia é coisa de profissional e exige habilitação seja por meio de uma formação superior ou técnica.


Tenhamos pois o devido cuidado.

Um comentário:

  1. A mais pura verdade ! Acho que os jornais sensacionalistas deviam ser proibidos !

    ResponderExcluir