segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sábado Cultural mostra criatividade e dinamismo das comunidades



A noite do último sábado, 18 de agosto até que estava fria para quem estava do lado de fora do Centro Pastoral Paroquial, porque para quem estava participando do Sábado Cultural o calor humano e a energia das comunidades envolvidas no momento, aquecia e animava todos os presentes.

As apresentações tiveram início com o CORAL SÃO JOSÉ que emocionou a todos com a Oração Pela Família, canção de Pe. Zezinho. O coral contou com a participação da comunidade São Francisco.

Dando continuidade, as comunidades de Nossa Senhora das Graças, José Lopes, São Vicente e Santo Antônio fizeram os presentes refletir sobre “AS HORAS DA FAMÍLIA”, uma dramatização muito criativa e que teve com objetivo chamar a atenção das famílias para valorização do tempo e a necessidade das famílias cristãs lembrar os verdadeiros valores que as constituem e as edificam.

Dando continuidade, as comunidades Santa Terezinha e Nossa Senhora do Carmo fizeram uma apresentação teatral fundamentada no tema central da noite “A Família Ideal”. O membros das comunidades, de uma maneira bem humorada e, interativa, envolveu a todos com uma família que sentava a mesa para ceia, partilhava o dia, rezava junta, trabalhava respeitando o próximo e dignificando sempre a pessoa humana. Uma verdadeira família com valores e princípios cristãos.

Por fim, Pe. Romualdo (Pároco) encerrou a noite agradecendo, abençoando a todos, e refletindo sobre a importância da família em nossa sociedade:

“Se nós temos uma família constituída segundo o coração do Cristo, demos graças a Deus, pois são muitos que não conhecem e não têm um lar feliz. E este lar feliz depende de cada um, os que hoje estão aí na sociedade, a juventude, os adolescentes, a quem é dada a responsabilidade de construir o futuro.

O futuro da humanidade passa pela família. A família tem o papel e uma influência muito grande na construção de uma sociedade.

Lembramos que muitas vezes nós não damos importância a isso, esquecemos o valor que temos, a força que temos para mudar o mundo e construir uma verdadeira sociedade. Por isso que a família é a célula vital da sociedade.

Por isso vamos pedir a Deus que abençoe a cada um de nós, a nossas famílias para que, vivendo esse tempo, despertando para uma nova realidade, possamos viver e assumir com mais empenho e mais amor uma ação evangelizadora voltada para as famílias. Às vezes falamos muito da juventude, das crianças como se eles não tivessem uma família. É preciso valorizar o trabalho com a família.”

O Sábado cultural

O Sábado cultural foi a última noite da semana da família e teve como tema: “Família Ideal x Real”. Foi um momento proposto para estimular a interação, partilha e criatividade das comunidades de nossa paróquia, além de reunir a família para um momento de sintonia e comunhão.

PASCOM BOM CONSELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário