quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Esperança elabora Plano Municipal de Resíduos Sólidos.




A cidade de Esperança, localizada na microrregião do brejo paraibano, está desenvolvendo atividades referentes ao cumprimento da Lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e determina a elaboração do Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos - PMIRS.
 
Os diálogos a cerca do Plano Municipal começaram no mês de Julho, com instalação do Grupo de Trabalho-GT, formado pelos secretários municipais e chefe de gabinete, respectivamente. Subsidiando as discussões, foi realizada na cidade uma gravimetria, que é o estudo da composição dos resíduos gerados pela população local urbana.
 
O GT tem como objetivo discutir e propor ações que viabilizem a elaboração e execução coletiva do PMIRS, este deve conter metas previamente estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, tais como o fim dos lixões a céu aberto, construção do aterro sanitário e implantação de coleta seletiva, que será feita após o morador separar adequadamente dos resíduos sólidos secos (papel, plástico, papelão, vidros, borracha) dos orgânicos (resto de comida, folhas etc.).
   
Na última terça-feira (1° de agosto) foram realizados dois seminários com Simone Nascimento, diretora executiva da empresa Realmix Consultoria & Assessoria (responsável pela elaboração do plano municipal), professores da rede pública municipal de ensino e agentes comunitários de saúde e endemias, para apresentação da Lei 12. 305 e suas diretrizes.

A colaboração desses profissionais será de fundamental importância nos processos de conscientização para educação ambiental, durante a implantação da coleta seletiva na cidade, sobretudo por já abordarem temas relacionados ao meio ambiente em suas atividades e seu contato direto com membros a sociedade civil.

E para isto, a Prefeitura Municipal de Esperança, já tem  aprovada e sancionada a Lei Nº 088 de 19 de Junho de 2012, que institui a Política Municipal  de Resíduos sólidos no Município de Esperança, e  que estabelece diretrizes e normas de ordem pública e interesse social para o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos sólidos.

Para mais orientações sobre a Lei serão realizadas reuniões e palestras com industriários, comerciantes, catadores, sindicatos, entidades religiosas, ONGs, poder legislativo municipal e demais segmentos da sociedade esperancense. 

Assessoria Realmix


Nenhum comentário:

Postar um comentário