segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Começou a I Semana da Água da cidade de Areial.



A I Semana da Água do município de Areial, distante 171 quilômetros de João Pessoa, acontecerá a partir desta segunda-feira (13/08) e se prolongará até a próxima sexta-feira, com uma programação que inclui a realização de cursos de capacitação, oficina, atividades culturais e palestras. A Semana será uma promoção do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Prefeitura daquele município. 

O objetivo da Semana da Água é apresentar a culminância das várias áreas de atuação do Projeto Rio Mamanguape, em seu primeiro ano de execução, para que a sociedade civil organizada tome conhecimento do seu desenvolvimento. Até o momento, já aconteceram Semanas da Água nos municípios da área de abrangência do projeto em São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Lagoa Seca, Esperança, Matinhas e Montadas.

A solenidade de abertura da I Semana da Água de Matinhas acontecerá no dia 13 de agosto, a partir das 8h, na Escola Municipal Francisco Apolinário, contando com a presença de autoridades municipais, da equipe da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste, que executa o Projeto Rio Mamanguape, além de lideranças comunitárias. Em seguida, será apresentada uma palestra sobre doenças de veiculação hídrica, sob a responsabilidade da equipe de médicos da Prefeitura.

Na terça-feira (14/08), acontecerão duas palestras, a partir das 14h, no Salão dos Vicentinos. A primeira será ministrada pela coordenadora do Curso de Engenharia Agrícola da UFCG, Soahd Arruda Farias, sobre: “Qualidade da Água para o Consumo Humano, animal e irrigação”. A segunda ficará a cargo da bióloga e técnica da Coopacne, Josilda de França Xavier, que falará sobre: “Utilização de Água Residuária Doméstica na Agricultura”.

No dia quinta-feira (16/08), está prevista a realização de uma oficina de reciclagem, a ser ministrada também pela bióloga e técnica da Coopacne, Josilda de França Xavier, na Escola Geraldo Luiz, das 13h às 17h.

Também para o dia 16/08, a partir das 13h30, na Escola Geraldo Luiz, a programação prevê a realização de atividades culturais e a exposição dos trabalhos dos alunos da rede municipal de educação que participarão da Semana da Água e produzirão trabalhos abordando a temática da água.

No encerramento da Semana, na Escola Municipal Francisco Apolinário, no dia 17/07 começará às 14h30, com a apresentação dos trabalhos premiados. Em seguida, acontecerá o sorteio de 10 cisternas de placas entre as associações que estiverem presentes e depois será realizada a premiação do concurso dos trabalhos sobre a temática da Semana da Água.

CURSOS
Para a Semana da Água de Matinhas o Projeto Rio Mamanguape articulou a realização de três cursos.  O primeiro, que será ministrado com o técnico da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Daniel Oliveira dos Santos, e será direcionado para os agentes comunitários de saúde e agentes da Vigilância Ambiental, nos dia 16 e 17/07, no Salão da Coordenação, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No dia 13/07, acontecerá, no Clube de Mães, das 8h às 12h e das 13h às 17h, a capacitação em plantas Medicinais. Ela será destinada a agricultores e a agricultoras que se interessam pela produção artesanal de produtores de higiene pessoal, como sabonetes líquidos e sólidos, velas decorativas, pomadas e produtos de limpeza e será ministrada pela bióloga e técnica da Coopacne, Josilda de França Xavier.

O terceiro curso acontecerá no dia 15 de agosto, quando da realização de uma reunião e de um processo de sensibilização e mobilização de toda sociedade civil, no Salão da Coordenação, para a criação do Fórum da Agenda 21 Local, a partir das 14h.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário