quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Prefeitura da cidade de Esperança Paraíba é prejudicada com queda do FPM.



A exemplo de vários municípios brasileiros que estão passando por sérias de dificuldades financeiras em virtude da redução drástica do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura Municipal de Esperança, vem sendo prejudica deste o último mês de maio, com a maior crise fiscal  já vivida deste 2009, gerando preocupação aos gestores, no compromisso financeiro da administração pública.

Segundo especialistas, essa redução está se dando devido à concentração da restituição do Imposto de Renda e a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) que causa forte impacto no repasse do FPM. Para se ter uma ideia, o Valor acumulado no ano entre Janeiro e Julho/2012, foi bem menor que o acumulado no mesmo período do ano passado, em termos reais aproximadamente 21,51 %  a menor.

No município de Esperança a diferença do FPM do Mês de Julho/2012 em relação ao Mês de Maio/2012, a queda foi de aproximadamente de 36%.

Já o primeiro FPM de agosto/2012, parcela do dia 10, foi 15% menor do que o valor repassado no mesmo período de 2011.

Segundo cálculo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).  “É o pior resultado do Fundo desde quando este iniciou sua recuperação da crise fiscal do ano de 2009 em Janeiro de 2010”, lembra Paulo Ziulkoski, presidente da CNM. Além disso, o líder municipalista lembra que os prefeitos devem ficar a tentos, pois setembro e outubro também são meses muito ruins de repasses.

Esperança como tantos outros municípios está fortemente prejudicada com esta redução, no entanto a Gestão Esperança de Todos, que tem a frente o prefeito municipal e sua equipe de governo, vem trabalhando intensivamente na busca de soluções para manter os compromissos firmados com funcionários e fornecedores, dentro da normalidade, dando continuidade a um trabalho que trás desenvolvimento e bem estar à população, com obras em todos os cantos e lugares da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário