segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Esperancenses prestigiam lançamento da obra de José Bezerra.



Os amantes da literatura de Esperança mostraram-se satisfeitos com o lançamento da obra poética do esperancense José Bezerra Cavalcante denominada “Rescaldo”, que aconteceu na última terça, dia 7 de agosto, na Associação das Amigas do Lar de Esperança.

Presentes ao evento, autoridades municipais, amigos, convidados e poetas que com suas presenças, homenagearam o poeta José Bezerra, um insigne participante do movimento de vanguarda artística conhecida como geração 59, que revolucionou a cultura paraibana no final da década de 1950.


O lançamento do Livro teve apresentação de Marinaldo Elias, com leitura biográfica do autor pela  Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal,  Albanete Nóbrega. Também fez uso da palavra o Presidente do CDL de Esperança, Audalécio Nóbrega, que fez as honras da casa no acolhimento aos presentes, e ao momento impar, de reconhecimento ao filho de Esperança.


Já a Secretária de Educação Marilene Diniz, falou da obra do Poeta José Bezerra, recém-lançada “Rescaldo,” que representa, sem sombra de dúvidas, a consolidação intelectual do autor. Sua poética é doce e suavemente repleta de erudição. Na oportunidade a secretaria também agradeceu ao poeta pela doação de vários livros para a biblioteca municipal.

Finalizou seu discurso, dizendo que, em nome de todos os esperancenses presentes e ausentes, o muito obrigado a José Bezerra, por proporcionar tantas lembranças e emoções profundas em sua obra, que Deus continue lhe inspirando, porque Esperança orgulha-se deste filho ilustre, concluiu a Secretária Marilene

Rescaldo reúne a produção mais recente do poeta nascido em Esperança e radicado em São Paulo. “No livro estão poemas que escrevi depois da publicação de meu primeiro livro Baú de Lavras, ou seja, nos últimos dois anos”, esclarece o autor. “Rescaldo” revela um poeta saudoso dos cenários e personagens que fizeram parte de sua história como pode ser lidos no poema “Retalhos e Rebotalhos”. Em “Amor itinerante” está olhar sensível de quem consegue enxergar poesia em frases escritas até no para-choque de um caminhão

José Bezerra Cavalcante nasceu em 1940, na cidade de Esperança, cursou Línguas Neolatinas na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal da Paraíba. Em João Pessoa, foi colunista do jornal O Norte em 1959, mesmo ano em que publicou com mais treze paraibanos a coletânea de poesias que deu origem ao movimento intitulado Geração 59. Graduou-se também em Economia pela Universidade de Berlim, onde também concluiu seu mestrado. No Brasil assumiu cargos de diretoria em bancos. Atualmente, José Bezerra se dedica à literatura.  

Fonte:VeraTaveira

CLICK AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário