sábado, 8 de setembro de 2012

Trabalhos científicos divulgam nacionalmente ações do Projeto Rio Mamanguape



As ações do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, serão divulgadas nacionalmente no XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, que acontecerá no período de 25 a 28 de setembro, em Porto de Galinhas (PE).

A divulgação acontecerá por meio de três trabalhos científicos, na categoria resumo expandido, produzidos pelos técnicos do Projeto, e já aceitos pela organização do evento, abordando a implantação de cisternas de placas e projetos de reflorestamento e de adensamento.

Um dos resumos aceitos foi: “Cisterna de Placas: uma Alternativa para Saúde Coletiva nos Municípios de Alagoa Nova e Matinhas-PB”. Seu objetivo foi mostrar que a implantação pelo Projeto Rio Mamanguape de 23 cisternas de placas nas comunidades Juá e Cajá de Matinhas, Matinhas – PB e de Juá de Baixo, Bacupari, Beatriz, São Tomé de Baixo, Lagedo, Gameleira, Bom Jesus, Bálsamo Mumbuca e São Tomé de Cima - Alagoa Nova-PB, proporcionou o acesso à água de qualidade, qualidade de vida e bem estar social para dezenas de famílias.  O resumo tem como autores os técnicos do Maria Zélia Araújo, Josilda de França Xavier, Wasthenayda Patrício Santos, Daniel Gregório Júnior, Maria José dos Santos e Lucílio José dos Santos Vieira.

Um segundo resumo foi: “Reflorestamento no Sítio Lagoa Comprida, localizado na Bacia no Rio Mamanguape-PB”. Ele teve como objetivo mostrar o trabalho de recuperação através de reflorestamento com espécies nativas e exóticas de área degradada de 14 hectares em parte da bacia do Rio Mamanguape, no Sítio Lagoa Comprida, no município de Areial-PB. Este resumo tem como autores os técnicos Josilda de França Xavier, Maria Zélia Araújo, Daniel Gregório Júnior, Wasthenayda Patrício Santos, Maria José dos Santos e Érika Barbosa Silva.

Nos resultados obtidos com este trabalho se constatou que o pequeno produtor que passa pelo processo de mobilização e sensibilização, no que se refere ao cuidado com a natureza, dá a sua contribuição para a recuperação, conservação e preservação do meio ambiente por considerar que terá uma melhor qualidade de vida com a iniciativa.

 “Reflorestamento e Adensamento em Parte da Bacia do Rio Mamanguape no Município de Areial-PB” é o título do terceiro resumo aceito no XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia.
 Seu objetivo foi apresentar o trabalho de reflorestamento e adensamento com espécies nativas e exóticas em parte da bacia do Rio Mamanguape, no Sítio Areial, no município de mesmo nome, realizado pelo Projeto Rio Mamanguape.

Foram utilizadas 500 mudas para adensamento e 875 para reflorestamento. Os autores do resumo são os técnicos: Josilda de França Xavier, Maria Zélia Araújo, Daniel Gregório Júnior, Wasthenayda Patrício Santos, Maria José dos Santos e Érika Barbosa Silva.

Através dos resultados obtidos percebe-se que com o processo de mobilização e sensibilização em relação aos cuidados com o meio ambiente encontram-se proprietários que, mesmo com áreas pequenas, se dispõem a realizar a recuperação de áreas degradadas. 

Artigos
Este ano, o Projeto Rio Mamanguape teve dois artigos científicos sobre as suas atividades aceitos no 5º Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel, no 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, na Bahia, e outro no 1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental e mais um no I Inovagri Internacional Meeting & IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, no Ceará.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário