quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Alunos de escolas municipais conhecem projetos de avicultura alternativa em Lagoa Seca



Cerca de trinta alunos das Escolas Municipais de Lagoa Seca Abelardo Coutinho e Alzira Coutinho visitaram na quinta-feira passada (20/09), os projetos de avicultura alternativa implantados pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, no Sítio Retiro, em Lagoa Seca.

Segundo o presidente do Comitê Local do Projeto Rio Mamanguape, Noaldo Andrade, o principal objetivo da visita dos alunos aos projetos de avicultura alternativa foi conhece a origem dos frangos que eles consomem na sua merenda diária, já que os avicultores que participam dos projetos tem no programa de merenda escolar um dos maiores consumidores de seu produto.

Os professores decidiram levar os alunos aos projetos, para eles conhecerem de perto todas as fases de desenvolvimento dos animais, desde a chegada das pintainhas, com um dia de vida, até o ponto de abate. 

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais dos Sítios Retiro e Manguape – Apreman, Ednaldo de Andrade, recebeu os estudantes e junto com Noaldo Andrade, visitou os aviários, explicou as principais atividades desenvolvidas nos projetos, os cuidados necessários para a sanidade dos animais e os benefícios que a atividade traz para os produtores e para a economia do município.

Os projetos produtivos de avicultura de Lagoa Seca estão beneficiando 16 famílias, nas comunidades do Retiro, Campinote, Combe e Mineiro. O projeto produtivo tem caráter coletivo, já que cada galpão oferecido como contrapartida da comunidade, tem a gestão de quatro famílias. O Projeto Rio Mamanguape forneceu aos avicultores de 1.800 pintainhas, comedouros, bebedouros, ração, campânulas, ração e todos os insumos necessários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário