segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Golpe no Facebook atrai usuários com promessa de mudar cor da Rede Social.



Há algum tempo circula pelo Facebook um link que supostamente possibilita ao usuário trocar da cor da rede social, de azul para vermelho, verde e até rosa. A mensagem é mais um golpe.

Segundo a empresa de segurança Sophos (no detalhe), caso você seja atraído por essa mensagem e visite um dos links anexos nela, você encontrará "uma história muito familiar". O usuário é comumente redirecionado para uma página que solicita uma "verificação" (verificar o que?) antes de poder alterar o esquema de cores da página.

É aí que crackers solicitam sua permissão para que um aplicativo não autorizado tenha acesso ao seu perfil e poste mensagens em seu nome – como acontece quando acessamos aplicativos de terceiros. Dando a tal autorização, scammers serão capazes de roubar dados do seu perfil e, de quebra, utilizar a sua rede de contatos para publicar em seu nome uma mensagem maliciosa que tem a função de atrair mais vítimas, como mostra a imagem abaixo:


Usuário caiu na armadilha e seu perfil espalha a mensagem maliciosa pela rede

A mensagem aparece como se fosse um comentário em páginas, grupos e no feed de amigos. As vítimas devem remover todas as mensagens que foram postadas em seu nome pelo APP, antes de seus amigos também caiam na armadilha.

O velho e conhecido "não clique" é ainda a melhor forma de se prevenir contra essa ameaça.

Fonte: IDG Now


Nenhum comentário:

Postar um comentário