sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Do Jornal da Paraíba - TRE-PB prepara 10.975 urnas para pleito 2012.


Trabalho de preparação das urnas se estende até o próximo dia 28


Presidente do TRE, Marcos Cavalcanti, acompanhou a abertura dos trabalhos de preparação das urnas, que serão utilizadas nas 77 Zonas Eleitorais do Estado.

As 10.975 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2012 na Paraíba começaram a ser preparadas ontem pelos técnicos dos cinco Núcleos de Assistência Técnica às Urnas Eletrônicas (NATUs) localizados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Pombal. O trabalho se estende até o próximo dia 28, quando o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) dará início à distribuição do equipamento para as 77 zonas eleitorais.

O presidente do TRE, Marcos Cavalcanti, fez questão de acompanhar pessoalmente a abertura dos trabalhos no NATU de João Pessoa, que devido a uma reforma no prédio do bairro José Américo está funcionando no bairro do Renascer, em Cabedelo. “Como a linguagem é muito técnica, podemos dizer que esse é o momento de colocar nas urnas as informações que foram inseridas durante esta semana nos pendrives”, explicou.

A secretária de Tecnologia da Informação, Luciana Norat, disse que, por questões de segurança, a urna eletrônica não possui nenhuma conexão com o mundo externo: seja rede, internet, wi-fi ou 3G.
“Para gravar os dados necessários para as eleições é realizado esse procedimento que consiste em gravar os dados de eleitores, candidatos, municípios e seções nas urnas eletrônicas utilizando as mídias geradas nos dias 17 e 18”, disse.

Nesse mesmo evento as urnas são lacradas e é feita a auditoria, em pelo menos uma urna de cada um dos municípios paraibanos. Esse procedimento é realizado na presença de representantes de agremiações partidárias, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público, para ratificar a segurança e transparência do processo.

Fonte: Jornal da Paraíba



Nenhum comentário:

Postar um comentário