quinta-feira, 19 de julho de 2012

Prefeitura de Esperança realiza semana contra hepatites virais.



A Prefeitura Municipal de Esperança dá inicio no próximo dia 23, a Semana de Luta Contra as hepatites Virais, com um trabalho educativo que envolve a sensibilização junto a toda população, bem como o estudo de casos e apresentação de protocolo do H1N1 do Ministério da Saúde.

Para aumentar a conscientização e o entendimento sobre os vírus das hepatites e as doenças causadas por eles, a Secretaria de Saúde de Esperança está com uma programação definida com estratégias de divulgação, distribuição de informativos e preservativos e vacinação contra hepatite B, com publico alvo em idade de 0 a 29 anos.

As hepatites são doenças causadas por vírus que acometem milhões de pessoas em todo o mundo e constituem um grave problema de saúde pública. Uma boa parte dos casos de hepatite pode ser evitada conhecendo-se o modo de transmissão e pela utilização de vacinas.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vários fatores. Algumas drogas, medicações tóxicas, distúrbios metabólicos e doenças imunológicas podem provocar a doença, sendo mais comuns aquelas causadas pelos vírus da hepatite (A, B, C, D, E etc). A doença pode provocar febre, mal estar, desânimo, dores musculares, náuseas, entre outros sintomas. Hepatites mais severas podem levar a icterícia, conhecida popularmente como “trisa” ou “amarelão”, e pode ser fatal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário