segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nota de Esclarecimento - Direção do Centro Social Urbano de Esperança/PB



Estamos por meio desta, vindo a público para explicar e explicitar os motivos que geraram a falta do leite no programa Leite da Paraíba.

Desta forma, inicialmente nos cumpre informar que estivemos em conversa com o assessor de Ramalho Leite. Presidente da FAC, órgão estatal que faz o envio do leite, que nos relembrou de inicio que o programa é uma parceria entre o governo do estado da Paraíba e o Governo Federal.

Nesta conversa a assessoria do presidente da FAC nos informou que haviam diversos motivos pelos quais o leite estava em falta não só em Esperança, mas em diversas cidades pelo estado.

Inicialmente nos foi informado que o governo federal paga hoje o valor de 0,82(oitenta e dois centavos) por litro de leite fornecido ao programa, o que é considerado um preço baixo, tendo em vista que o preço de mercado do leite hoje está variando entre R$ 1,50 e R$ 2,00, fazendo com que a empresa GRUPIARIA(responsável pelo fornecimento do leite em Esperança) repassasse para o programa leite da Paraíba apenas o excedente da sua produção. Por oportuno a assessoria da FAC também esclareceu que a empresa GRUPIÁRIA, sabia do preço pago por litro quando participou de licitação para entrar no programa como fornecedor.

Também salientou a assessoria o infortúnio da falta de chuvas no estado, que vem a contribuir bastante para escassez de leite no programa, dado que a seca afeta toda a produção de leite devido a falta de pastagem para o gado.

Além disso, segundo o que a assessoria da presidência da FAC informou, a empresa GRUPIARA encontrasse hoje sob investigação policial e judicial, assim como algumas outras empresas fornecedoras do leite para o programa, devido a denuncias de suspeita de falta de qualidade do leite distribuído.
Segundo a assessoria,  estas empresas que são alvo de investigação e de processos tiveram o pagamento suspenso pelo governo federal, e somente agora este pagamento, tende a ser, aos poucos, restabelecido, para as empresas que forem comprovando a adequada qualidade do leite fornecido.

Entretanto, o leite deve voltar a ser fornecido de maneira lenta e gradual, e segundo a assessoria da presidência da FAC, infelizmente não há uma previsão de retorno do fornecimento do leite na cidade de Esperança, uma vez que a empresa GRUPIARA tende a ser substituída como fornecedora no programa.
Quanto a direção do CSU, esta vem se empenhando no sentido de procurar as autoridades competentes na busca do restabelecimento do fornecimento do leite, tendo feito já visitas a FAC(responsável pelo programa, e ao ministério público estadual, fazendo inclusive reclamações formais contra a FAC junto ao órgão ministerial.

Por oportuno informamos que o fornecimento do fubá continua acontecendo sem nenhum contratempo.
Fornecemos pois os telefones da FAC e da empresa Grupiara para aqueles que tiverem interesse em entrar em contato e aferir as informações aqui prestadas.

Telefone da FAC: (83) 3208 - 7150
Telefone da GRUPIARA: (83) 3463 – 2585.


Att.

Edilson Henriques do Nascimento
DIRETOR DO CSU João Paulo I


Nenhum comentário:

Postar um comentário