quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conheça alguns alimentos que deixam as pessoas mais Felizes.


Foto:Reprodução

A alimentação geralmente está relacionada com momentos de comemoração e alegrias.

O simples fato de se alimentar provoca uma sensação de bem-estar no organismo pelo fato de suprir as suas necessidades físicas. Mas existem alguns alimentos que aumentam ainda mais este bem-estar, pois possuem em sua composição substâncias que estimulam a liberação de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer.

Confira a lista dos alimentos que ajudam a deixar as pessoas mais felizes:

Banana: Esta fruta é rica em um aminoácido precursor da serotonina, o triptofano. Por isso estudos recentes mostram que a banana auxilia na prevenção da depressão, aminoácido, mal humor e insônia.

Abacate: Rico em vitamina B3, ácido fólico, potássio e proteínas, a fruta age no sistema nervoso central, auxiliando na manutenção dos hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garantem um efeito relaxante. A vitamina B3 presente na fruta, jutamente com o ácido fólico, atua como coenzima de neurotransmissores do bom-humor.

Mel: Fonte de triptofano, possui ação calmante, provocando uma sensação de bem-estar e melhorando a função da serotonina no cérebro. Além disso, o mel atua como regenerador da flora intestinal, como grande parte da serotonina é produzida no intestino, o mel contribui para o aumenta da disponibilidade de serotonina no organismo, consequentemente aumentando a sensação de prazer.

Nozes: Fonte de vitamina B1, ajuda a converter glicose em energia. Possui também Inositol, substância necessária para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina, neurotransmissor que possui papel importante nas funções cerebrais relacionadas com a memória e cognição.

Peixes: Principalmente os presentes em água fria como salmão, atum e cavalinha são fontes de ácido graxo ômega 3, que possui efeito protetor sobre os neurônios. O consumo deste ácido graxo aumenta a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, que protegem o cérebro e o sistema nervoso central do ataque dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.

Gérmen de Trigo: Fonte de vitaminas do complexo B atua como calmante natural e diminui a irritabilidade e o nervosismo. Quando o trigo é refinado o gérmen é retirado e ele perde esta propriedade.
Canela: Rica em polifenóis e antioxidantes, a canela também melhora a atividade da insulina, auxiliando na estabilização dos níveis de açúcar no sangue e diminuindo a compulsão por doces e carboidratos, ajudando a evitar o sobrepeso e o acumulo de gorduras na região abdominal. A canela também auxilia no equilíbrio da produção de serotonina.

Lentilha: Leguminosa fonte de proteínas vegetais, cálcio e fibras, contribui para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo auxiliam a produção de neurotransmissores como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer.

Chá verde: Rico em substâncias antioxidantes, afasta os riscos de estresse oxidativo no organismo, prevenindo a obesidade e a depressão. Os polifenóis presentes em sua composição são nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a integridade da atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de uma inflamação cerebral e aumentando a sensação de bem-estar.

Fonte:DietaLight

Nenhum comentário:

Postar um comentário