sábado, 7 de abril de 2012

Sexta - Feira Santa: demonstração de fé na Paróquia de Esperança-PB


A Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho de Esperança –PB realizou com muita fé e devoção a programação da Sexta – Feira Santa. Iniciando com a tradicional Via Sacra pública com a Cruz do Senhor as 05h30min celebrada por Pe. Romualdo e Pe. João de Deus. Seguindo “os passos do Mestre e Senhor” para o caminho do calvário, o povo de Deus em Esperança viveu a Paixão, Morte e Ressurreição do Cristo Jesus encenadas pelo Grupo Teatral Jesus de Nazaré.


O Grupo Teatral Jesus de Nazaré é formado por jovens da cidade de Esperança. Foi criado há 15 anos e há 13 celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus através de encenações. Além da apresentação realizada no Ginásio o Vovozão, merece destaque a encenação, de forma brilhante, também feita pelos jovens atores nas ruas da cidade no decorrer da Via Sacra pública, que contemplou em momentos cênicos a vida e morte de Jesus. As cenas foram retratadas com muita veracidade, levando a população a momentos de emoção, reflexão e devoção.

A programação seguiu com uma Celebração Penitencial (11h00min) para os fiéis em geral, a qual concentrou uma multidão de fiéis na Igreja Matriz, encerrando-se com o Ofício da Agonia celebrado pelo Pe. Romualdo. Após a celebração do ofício, a imagem de Nossa Senhora das Dores foi conduzida em procissão até a Capela de São José. A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores foi reintegrada no cenário das procissões deste ano, já que, a mesma não vinha sendo celebrada em anos anteriores.

Às 15h00min aconteceu a Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Igreja Matriz presidida pelo Pe Romualdo, culminando com a procissão seguida de uma multidão de fiéis que percorreu as ruas da cidade com a imagem do Senhor. A partir das 19h00min houve o momento reservado para visitação ao Corpo do Senhor na Igreja Matriz e as 20h00min Pe. Romualdo celebrou o Ofício do Santo Sepulcro.


Diante de toda essa programação, Esperança viveu de forma muito forte, viva e participativa a celebração da Sexta-feira Santa. A fé e devoção dos fiéis eram visíveis, como afirmou uma paroquiana:

“a Sexta - Feira Santa, na Paróquia, nos fez reviver não somente o sofrimento e despojamento do filho, mas principalmente lembrar que a nossa fé deve ser viva e eficaz com diz o Apóstolo Paulo! Foi muito bonita mesmo” (Samara Denise).

O povo fiel da Paróquia de Esperança-PB esteve presente em toda a programação da Semana Santa, demonstrando que a tradição religiosa, a fé e crença que Jesus vive e reina eternamente, continua vivas no coração de cada um de nós.

É importante ressaltar o carisma do Pe. Romualdo (Pároco) e Pe. João de Deus (Vigário) em resgatar essa tradição católica e levar multidões de fiéis desde as 5h30min até o final da noite para vivenciarem sua fé católica. Durante todo o dia a Igreja Matriz esteve lotada com pessoas de todas as idades. Inclusive com pessoas de outras cidades vindo visitar e participar das orações e celebrações do dia.

Parabéns a todos que fazem a comunidade católica de Esperança pela demonstração de amor com a nossa igreja!

Uma Páscoa Abençoada para todos!


PASCOM BOM CONSELHO



Nenhum comentário:

Postar um comentário