segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Mistério Pascal e a Divina Misericórdia - Pe. Antoniel Batista.

Queridos irmãos e irmãs estamos vivendo o Tempo Litúrgico mais importante e fundamental da Fé Cristã que é o Período Pascal, no qual se fundamenta toda nossa fé: “vã seria nossa fé se Jesus Cristo não tivesse ressuscitado”, diz o Apóstolo Paulo, por esse motivo convido a cada um a fazer uma breve reflexão sobre tão grande graça de salvação dada a Humanidade inteira por amor e gratuidade da parte de Deus Uno e Trino.

Muitos de nós quando falamos de Páscoa pensamos em seus símbolos, como o coelho de Páscoa, sinos, presentes, ovos de chocolate e tantas outras coisas mais, que em si têm seu significado dentro da Tradição Ocidental cristã, porém esquecemos daquilo que é essencial para nós: Jesus Sofredor, Morto e Ressuscitado dentre os Mortos e nisso está a fantástica e maravilhosa essência e motivo da Vinda Dele ao Mundo.
É Verdade: não é fácil nem tão simples de explicar a “razão” de um Deus que sendo Pleno Perfeito em Si mesmo e infinitamente poderoso quis fazer-se Homem; sofrer e dá a vida por cada um de nós pecadores. Nós que desde o início, herdamos as concupiscências da Carne, pela desobediência de nossos primeiros pais (Adão e Eva) temos a tendência de nos desviarmos do caminho que Deus escolheu para nós que é a santidade, a qual nos levará a Vida Eterna. Contudo, mesmo a Encarnação do Verbo sendo um Mistério Insondável de Amor, Ele se revela para nós como Um Deus Misericordioso, por isso a Igreja no Segundo Domingo da Páscoa festeja a Divina Misericórdia.

É claro que sem Misericórdia não teria salvação, pois pelos nossos próprios méritos não temos dignidade para alcançarmos o Prêmio da Ressurreição, já dizia Santo Agostinho repetindo as Palavras de Paulo Apóstolo: “É pela graça de Jesus Cristo que somos salvos...”.  Mas, claro que esta graça não anula nossa responsabilidade, a qual a fruto do dom da liberdade que o Próprio Deus nos deu ao nos criar è sua imagem e semelhança. Somos dependentes da Bondade de Nosso Senhor, porque é Ele que sustenta todas as coisas deste Mundo, inclusive nossas vidas.
Já dizia santa Faustina em seu Diário Espiritual que o que mais desagrada ao Coração de Deus é a nossa desconfiança em sua misericórdia. Quantas vezes por motivo de medo, insegurança ou sentimento de culpa não acreditamos que Deus nos perdoou, ou que Ele está nos castigando quando passamos por alguma provação ou tribulação em nossas vidas? Na verdade as dificuldades que sofremos em nossa existência são consequências de nossa condição humana, daquilo que fazemos e consequentemente podemos receber em troca, mas não como punição divina.

Por isso, voltemos o nosso olhar para o Coração de Cristo, o qual está aberto para nos acolher. Peçamos a Ele que derrame os raios de Sua Misericórdia sobre nossas feridas abertas pelas dores que o Mundo já nos causou, também sobre nossas famílias, e acima de tudo sobre aqueles e aquelas que se encontram desiludidos com a vida, que perderam a esperança e a fé para que possam reconhecer a Graça de serem filhos e filhas de Deus, redimidos e salvos pela Sua Infinita Misericórdia. Amém!
A todos a benção de Deus todo Poderoso e Misericordioso: Pai, Filho e Espirito Santo.

Pe. Antoniel Batista dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário