sábado, 14 de janeiro de 2012

Vigilância Epidemiológica em mobilização Contra dengue na cidade de Esperança.

Foto:Reprodução

A Secretaria de Saúde de Esperança, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, deu início na última terça-feira, 10 de Janeiro, a uma mobilização de combate a Dengue, em pontos estratégicos da Comunidade São Francisco, alertando a população sobre os cuidados e a melhor forma de se evitar a dengue, principalmente agora, quando começa a cair às primeiras chuvas.

De acordo com o cronograma elaborado pelos Técnicos, as ações de esclarecimentos e conscientização acontecem até o dia 13, com as participações dos agentes comunitários de saúde em visita as residências, e nas Unidades Básicas de Saúde da Família, com palestras sobre a Dengue, nas comunidades e no município de Esperança.

A principal preocupação da Vigilância Epidemiológica no momento é a prevenção da proliferação do mosquito transmissor da dengue, que pode se manifestar de duas formas: A Dengue Clássica e Dengue Hemorrágica, e quando não tratadas pode levar a morte. É preciso que a população esteja alerta à prevenção, e para isto, é importante não acumular agua em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, garrafas, caixas de agua lixeiras, entre outros locais que seja propício a criação do mosquito transmissor da doença.

Cuidados

Se você achar que estar com dengue ou suspeitar que alguém da sua família contraiu a doença, siga os passos abaixo:

- Procurar um Serviço de Saúde logo no começo dos sintomas. Diversas doenças são muito parecidas com a dengue e têm outro tipo de tratamento;

- Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não tomar remédios por conta própria, mesmo àqueles normalmente indicados para dor ou febre. Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns podem até piorar a doença. A dengue não tem tratamento específico. Os medicamentos são empregados para atenuar as manifestações (dor, febre);

- Informar ao médico se estiver em uso de qualquer remédio. Alguns medicamentos utilizados no tratamento de outras doenças (Marevan®, Ticlid® etc.) podem aumentar o risco de sangramentos;

- Não tomar nenhum remédio para dor ou para febre que contenha ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral® etc.), que pode aumentar o risco de sangramento.

Os antiinflamatórios (Voltaren®, Profenid ® etc) também não devem ser utilizados como antitérmicos pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reações alérgicas.

Os remédios que tem dipirona (Novalgina®, Dorflex®, Anador® etc.) devem ser evitados, pois podem diminuir a pressão ou, às vezes, causar manchas de pele parecidas com as da dengue.

O paracetamol (Dôrico®, Tylenol® etc), mais utilizado para tratar a dor e a febre na dengue, deve ser tomado rigorosamente nas doses e no intervalo prescrito pelo médico, uma vez que em doses muito altas pode causar lesão hepática.

Fonte:Secom - PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário