sábado, 14 de janeiro de 2012

Hanseníase é tema de Mobilização junto aos PSFs da cidade de Esperança.


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Educação e Saúde, NASF e Atenção Básica, vão estar realizando no período de 17 a 25 deste mês, junto a todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, da zona rural e urbana, uma mobilização envolvendo toda a equipe de profissionais em saúde, com ações voltadas ao tema”: Hanseníase”, uma doença infecciosa e contagiosa, que tem seu tratamento gratuito nos PSFs.

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, um micróbio que apresenta afinidade através da pele e dos nervos periféricos. Ela é classificada como uma doença infecciosa e crônica. Tem como sintomas manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade, queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas, sensação de formigamento, entre outras, e segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba possui 443 portadores da doença.

Segundo Samara Denise, Coordenadora do Setor Educação e Saúde, dentro de um planejamento para este ano, esta será a primeira ação da equipe, no sentido de esclarecer, conscientizar e incentivar as pessoas a procurarem as Unidades de Saúde, para as consultas, exames e acompanhamentos de alguma enfermidade. Durante esses dias, estaremos trabalhando junto a todos os postos de Saúde, a Hanseníase, falando da doença, do tratamento, dos cuidados e de uma melhor qualidade de vida. Concluiu Samara.

Já no dia 26 pela manhã, acontece o encerramento deste trabalho na Praça da Cultura, com a equipe de profissionais realizando teste de glicemia e aferição da Pressão Arterial. O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase foi instituído como o último domingo de janeiro pelo Congresso Nacional, este ano, no dia 29 de janeiro.

Gestão Esperança de todos, prefeito Nobinho Almeida, você faz o futuro!
Fonte:Secom - PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário