sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Chico de Pitiu será o homenageado da semana pelo programa Tribuna do Povo.


O Homenageado da semana é o senhor Francisco Cláudio de Lima, "Chico de Pitiu", um cidadão que fez e faz parte da historia da cidade de Esperança. Conheça um pouco mais de sua historia escutando o programa Tribuna do Povo que vai ao AR neste sábado 21/01/2012 as 10:00hs da manhã.
Com exclusividade do Blog Historia Esperancense leia abaixo um pouco da Historia de Chico de Pitiu.
Francisco Cláudio de Lima, "Chico de Pitiu", nasceu no dia 28 de agosto de 1924, na cidade de Esperança - PB, filho do pedreiro Severino Cláudio dos Santos (Pitiu) e de D. Rosalina Maria da Conceição.
Fez o curso Primário no Grupo Escolar “Irineu Joffily” em 1939, trabalhou como sapateiro e alfaiate (1937 a 1952), e foi porteiro do Cine “Ideal [1]” de 1939 a 1940, de seu Titico Celestino.
Em 1952, após fazer o curso de Auxiliar de Saneamento, foi admitido na Fundação Serviços de Saúde Pública (antigo SESP [2]) de Esperança, sendo transferido em 1956 para Alagoa Grande, onde permaneceu até 1958.
Em 1959, já casado, foi trabalhar em Pernambuco. Naquele mesmo ano reiniciou os estudos e fez o curso de Admissão no Colégio Estadual de Salgueiro, onde residiu de 1958 a 1961.
No ano de 1961 formou-se Inspetor de Saneamento, na cidade de Governador Valadares-MG.
Em 1962, retornando a sua terra natal, concluiu o Curso Comercial na Escola de Comércio “Olímpia Souto”.
Em 1966 foi removido para a Diretoria Regional do SESP na Paraíba e indicado para a função de Supervisor de Saneamento.
Estudou ainda na Escola Técnica de Comércio de Campina Grande e na Academia de Comércio “Epitácio Pessoa”, em João Pessoa, onde concluiu o curso Técnico em Contabilidade. Além de se bacharelar em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba, no ano de 1981.
Em 1994 nos presenteou com o livro “50 Anos de Futebol e Etc.”, com prefácio de Severino Ramos Pereira (Dr. Nino), onde relata fatos curiosos e pitorescos do surgimento e da evolução deste esporte em nossa cidade.
Dedicou trinta e nove anos de sua existência a causa da saúde, como funcionário da Fundação SESP [3], participando de diversos treinamentos, seminários e cursos, e atuando nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde coordenou as atividades de saneamento de saúde pública. É forçoso dizer que na época não existia infra-estrutura nem saneamento básico nas cidades, o que provocava surto e endemias. Daí a importância dos serviços de saúde pública.
Foi ainda dirigente do América Futebol Clube e do Centro Artístico Operário Beneficente de Esperança (CAOBE).
Como ele mesmo escreveu em sua biografia, procurou se manter coerente com sua formação e suas origens.

Faleceu em setembro de 2007.

O Posto de Saúde da Família (PSF) localizado no bairro Portal, denomina-se “Francisco Cláudio de Lima” em sua homenagem.

Fonte:Rau Ferreira/HistoriaEsperancense

O tribuna do Povo tem a Apresentação de Cesar Bronzeado, Evandro lima e Amanda Felix e nos controles técnicos Ilson Sideral e conta com a presença ilustre do Medico Armando Abílio.Programa Tribuna do Povo vai ao ar todos os sábados nas rádios Radio Cidade AM 1310 e BanFm FM 87.9 e no site:http://www.banfm.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário