segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ALPB promulga lei que introduz o ensino de xadrez em escolas públicas



A Assembleia Legislativa da Paraíba promulgou a lei que introduz o Projeto Xadrez nas Escolas, que prevê o ensino do jogo nas escolas públicas do estado. O Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual João Gonçalves e sua promulgação foi publicada no Diário do Poder legislativo da sexta-feira (06).
De acordo com o texto da lei, o ensino do xadrez passa a ser componente curricular com carga horária mínima de uma hora semanal nas escolas públicas com alunos dos 5º ao 9º ano. O ensino do xadrez passará a compor o plano gestor das disciplinas de Matemática e Educação Física.
Os professores de Educação Física e Matemática ficam designados como integrantes da Comissão de Gestão do Projeto Xadrez na Escola. A Comissão de Gestão terá como objetivos; coordenar a equipe de professores envolvida no ensino do xadrez; planejar e fiscalizar as atividades relacionadas ao ensino do xadrez nas escolas; realizar torneios e outros eventos relacionados ao xadrez; promover a interação entre os enxadristas com os de outras cidades; propiciar capacitação contínua dos professores e monitores; zelar pelo bom desenvolvimento do projeto.
Como objetivo para a implantação do ensino do xadrez nas escolas, o projeto destaca que pretende: desenvolver o raciocínio lógico dos alunos; estimular o interesse dos alunos para atividades intelectuais; aprimorar habilidades de observação, reflexão, análise e síntese; compreender e selecionar problemas pela análise do contexto geral em que se valoriza a tomada de decisões; melhorar o desenvolvimento do aluno em todas as áreas de estudo.

Do ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário