sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Produção de tanques de carros-pipa aumenta por causa da seca na PB


Tanque de carro-pipa é produzido em uma metalurgica em Queimadas (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

A produção de tanques usados em carros-pipa mais que dobrou em uma metalúrgica da cidade de Queimadas, no Agreste paraibano, por causa de seca que atinge a região em 2015. Com a crise hídrica, moradores de diversas cidades recebem água apenas por meio de caminhões-pipa e o número de pipeiros se elevou.

A metalúrgica do empresário Manoel Donato produz os tanques que são montados em caminhões. Em 2014 a empresa produzia três tanques por semana, mas a demanda aumentou este ano e a produção chega a sete tanques por semana. Depois de pronto, a ''pipa'' é vendida em vários locais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.

O tanque pode ser feito de dois materiais, o inox ou a chapa preta. A escolha da matéria-prima depende da preferência do cliente. A de Inox chega a custar três vezes mais caro na metalúrgica de Manoel Donato.

Após a escolha do material, as placas são cortadas em uma guilhotina e em seguida são moldadas por uma máquina. O tamanho e o formato do tanque varia de acordo com a encomenda. A ''pipa" pode armazenar de sete a 18 litros de água.

O passo seguinte é a montagem. O tanque é soldado e depois deve ser pintado. Quando for produzido de chapa preta, a pintura também é necessária porque impede o enferrujamento e a contaminação da água. O acabamento já é feito com o tanque montado em cima do veículo.

Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário