terça-feira, 17 de maio de 2011

Compulsão alimentar como tratar.


A compulsão alimentar nada mais é do que um transtorno alimentar bastante comum na população mundial atual. Acontece quando um indivíduo que consome regularmente uma grande quantidade de comida em uma única refeição, ou então, se alimenta constantemente, mesmo quando não se tem fome ou quando se sente fisicamente desconfortável por comer tanto.
Ao contrário da bulimia, quem come compulsivamente não se culpa depois de comer em excesso e nem pratica com freqüência nenhum tipo de exercício na tentativa de queimar as calorias em excesso ingeridas.
A compulsão alimentar é um problema que pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, idade, raça ou estrato socioeconômico e, como quem sofre deste problema acaba aumentando com freqüência o peso se tornando clinicamente obeso, torna-se passível de contrair uma grande variedade de doenças.
Porém, infelizmente não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, entretanto existe uma variedade de opções de tratamentos que podem ser explorados quando o transtorno realmente é diagnosticado, ajudando a tratar o problema e a melhorar a qualidade de vida do paciente.
Os principais sintomas ou sinais relacionados com o transtorno da compulsão alimentar é o consumo de grandes quantidades de comida de uma única vez, comer constantemente durante um determinado período, como por exemplo, durante uma festa de aniversário até sentir aquela sensação desconfortável e dor na barriga, pois eles não comem pela necessidade física, muitas vezes nem chegam a sentir fome e comem simplesmente por impulso, sendo que em um único episódio de compulsão alimentar a pessoa pode ingerir até 10 mil calorias em uma única refeição.
Algumas pessoas, principalmente as mulheres quando estão ansiosas ou na TPM sentem vontade de comer por pura gula, usando este método como uma solução rápida para nos aliviar temporariamente do problema, associando comida ao aconchego.
É necessário saber que a compulsão alimentar é um transtorno bastante complexo e que precisa ser tratado, pois a pessoa não come por prazer e há um conjunto de fatores que podem agravar ainda mais o problema, como por exemplo, alimentação inadequada, estilo de vida, fatores genéticos e outros. Entretanto, na maioria dos casos a doença surge relacionada a um problema emocional, fazendo com que a pessoa acabe se tornando compulsiva em alguma coisa, seja ela de comprar ou de comer, pois é onde a pessoa inconscientemente acaba encontrando o alívio para a sua dor.
Normalmente a compulsão alimentar faz com que as pessoas percebam um aumento de peso, porém não conseguem se livrar do problema sozinho, e isso acaba gerando outros problemas como raiva, vergonha do próprio corpo e que acabam diminuindo a autoestima e levando a mais descontroles.
A compulsão alimentar é um problema vicioso, pois a pessoa sente vontade de comer o tempo todo, come rapidamente e em alguns casos escondido e logo depois sente raiva e volta a comer.
O tratamento para quem sofre de compulsão alimentar é multidisciplinar, ou seja, o paciente passa por uma avaliação médica e avaliam-se somente as questões físicas do excesso de peso, entretanto, o problema pode estar relacionado com problemas psiquiátricos, pois na maioria dos casos a compulsão está relacionada com algum problema emocional, por isso, a solução para a cura está relacionada com o enfrentamento do problema, descoberta da causa e como tratar.
Por isso, as principais opções de tratamento para a compulsão alimentar incluem aconselhamento, terapia, terapia comportamental, freqüentar grupos de apoio, fazer um planejamento nutricional e uma reeducação alimentar.
Podem ser usados também alguns medicamentos para tratar o transtorno, como por exemplo, supressores de apetite e antidepressivos. É necessária ainda uma alimentação saudável e equilibrada.


Fonte:Dicasgratisbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário