quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A Tradição das La Ursas em Esperança.



Marquinhos Pintor e o Grupo Quero Mais da comunidade S. Francisco procuram manter viva a chama da La Ursa em Esperança, coordenando um concurso de apresentações que se tornou tradição naquele bairro.

Há quinze dias da folia de momo as pessoas se trajam dessas figuras e percorrem a cidade com suas batucadas. São jovens, crianças e adultos ao som do repique e tambor, fazendo a alegria de alguns e trazendo desconforto para outros pois ninguém agrada a todo mundo.

Os “ursos”no carnaval tem origem nos ciganos europeus, que percorriam as vilas com seus animais presos em correntes e dançavam de porta em porta em troca de algumas moedas.
Na versão atual, as pessoas é que encenam esta apresentação vestidos de estopas e com máscaras de papel machê ou plástico fazendo a sua arrecadação, muitas vezes seguidas por uma multidão de foliões.

O ápice da comemoração é o concurso promovido pelo Grupo Quero Mais, o qual concentra a maioria das La Ursas esperancenses. Pessoas ilustres fazem ou fizeram parte do conselho de jurados, tais como Evaldo Brasil, Socorro Aparecida e Marquinhos da Xerox, abrilhantando ainda mais aquela festividade e incentivando os participantes deste encontro cultural.

O prêmio maior é a tradição que vem se consolidando em nosso município ao longo dos anos. Parabéns ao seu idealizador e à Comunidade S. Francisco.


Fonte:Rau Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário