quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Projeto Rio Mamanguape conclui Tanque de pedra da comunidade do Benefício em março.



A construção do tanque de pedra da comunidade do Benefício, situado no município de Esperança, cuja construção do muro de estanque está sendo executada pelo Projeto Rio Mamanguape será concluída no próximo mês de março, de acordo com o engenheiro Lucílio Vieira, responsável pela obra. O tanque da comunidade de Benefício possui capacidade de captação e armazenamento em torno de 2000 m3 de água, o que corresponde ao poder de acumulação de 125 cisternas de placas de 16.000 litros.
Segundo a Cooperativa de Projetos, Assistência e Capacitação do Nordeste Ltda - Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela a Petrobras, através do Programa Petrobras ambiental, o tanque de pedra do benefício representa mais uma importante ação do Projeto, já que o mesmo representa para a população da comunidade de Benefício a garantia de água de qualidade para o consumo humano, principalmente no período de escassez hídrica da região.
Para a Coopacne o reconhecimento da importância dos tanques de pedra foi comprovado quando, no mês passado, uma equipe do Programa Globo Rural durante uma semana na área registrou não apenas a existência dos tanques, realizou entrevistas com os beneficiados e fez a comparação entre a situação atual e a anterior a implantação do tanque de pedra. Até o momento, a Coopacne já construiu sete tanques de pedra, pretendendo construir mais três até o final de 2012.
A área circunvizinha ao tanque de Benefício é habitada por 60 famílias de pequenos agricultores os quais utilizam a água na sua situação atual, principalmente nos períodos mais críticos de escassez hídrica.  Com a construção do tanque, não apenas as famílias do local serão beneficiadas, mas a exemplo de outras experiências exitosas, esse número de pessoas será bastante superior.
Como trabalha em parceria com as comunidades e as associações, a Coopacne, através do seu setor de engenharia, vem realizando ações nessa área tendo como mão-de-obra os próprios beneficiários, o que torna os projetos menos onerosos.

Fonte:COOPACNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário