segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Com baixo estoque de sangue, hospital na Paraíba pede doações.


Direção do Hospital de Emergência e Trauma faz campanha por doações. Maior dificuldade é conseguir sangue do tipo O negativo, diz diretor.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande divulgou um apelo nesta segunda-feria (27) pelo comparecimento de mais doadores ao Hemocentro da cidade, para compensar o baixo estoque de sangue na unidade. De acordo com o diretor técnico Flawber Cruz, a maior dificuldade continua sendo em relação ao sangue "O” negativo. Ele explica que o tipo é o primeiro a ser usado em caso de emergência por ser compatível com todos os grupos sanguíneos. Pacientes com sangue O-, no entanto, só podem receber do mesmo tipo.

Conforme o diretor, o Hemocentro de Campina Grande disponibilizou em janeiro 754 bolsas de sangue para o Hospital de Trauma, mas apenas 240 foram repostas. A direção também calcula que em 2011 houve um déficit entre o consumo e a reposição, causado pelo aumento gradativo de internações e cirurgias, o que reforça a necessidade de doações voluntárias.

Pré-requisitos para doar
Segundo a agência transfusional do Hospital de Trauma, os doadores precisar estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. O doador também não pode ter tido hepatite após os 11 anos de idade. É necessário apresentar documentos originais com foto.

Serviço
Hemocentro de Campina Grande
Rua Eutécio Vital de Ribeiro, no bairro do Catolé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado das 7h às 12h
Telefone: (83) 3310-7130



Fonte:G1 PB
http://g1.globo.com/paraiba/noticia/2012/02/com-baixo-estoque-hospital-de-campina-grande-pede-doacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário