terça-feira, 26 de outubro de 2010

SECRETÁRIA DE SAÚDE DESTACA AÇÕES FRENTE AO ÓRGÃO.



Perfil da Entrevistada:


NOME: Liliana Maria Ferreira Monteiro


NATURAL DE: Esperança - PB


FORMAÇÃO ACADÊMICA: Pedagoga com Especialização em Programa Saúde da Família.


CARGO ATUAL: Secretária Municipal de Saúde de Esperança - PB



SECRETÁRIA DE SAÚDE DESTACA AÇÕES FRENTE AO ÓRGÃO.


Seguindo o compromisso da Gestão Esperança de Todos, do Prefeito Nobinho, que não mede esforços na construção de uma política de saúde voltada a melhoria na qualidade da assistência prestada, e querendo vê-la consolidada, promovendo a saúde do cidadão de Esperança., a Secretária Municipal de Saúde, Liliana Maria Ferreira Monteiro, destaca em entrevista, as ações desenvolvidas nesta área, entre outros assuntos.


ENTREVISTA:


Como está a Saúde em Esperança?


Considero hoje a Saúde de Esperança em fase de reestruturação, nos níveis de Atenção Primária (Atenção Básica), Secundária (Média Complexidade) e Terciária (Alta complexidade). Destaco uma evolução contínua na assistência prestada, tendo como objetivo a promoção da saúde e prevenção das doenças, mas, é salutar registrar as limitações que o município enfrenta, a exemplo da falta de médico, exoneração dos contratados e a falta de compromisso de alguns profissionais na execução de suas atividades, que compromete alguns segmentos desta secretaria.


Quais os Programas de Saúde voltados a População?


Muitos são os programas que servem aos esperancenses na área de saúde, os PSF, Programa Saúde da Mulher, das Crianças; dos Adolescentes, Programa de imunização, NASF, CAPS, Farmácia Básica, Programa do Sisprenatal, do Hiperdia, do Bemfam, Suplementação de Ferro, do Tabagismo, entre outros, são serviços que estão voltados à população, mas, sob a supervisão da Secretaria de Saúde.


Quais os atendimentos oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde?


Nas Unidades Básicas de Saúde, no total de 11, o atendimento é Clinico, a grupos específicos e um monitoramento contínuo, como por exemplo: as Gestantes, Diabéticos, Hipertensos, Adolescentes, Adultos, Jovens, Saúde mental, Puericultura, Crescimento e Desenvolvimento da criança, além do Planejamento Familiar, Prevenção das DST/AIDS, Saúde Bucal, com diversos procedimentos; Visitas Domiciliares, Imunização e Educação em saúde.


Quais as especialidades existentes na Policlínica?


Dentro de uma escala de atendimento estabelecido pela direção, a Policlínica oferece especialidades nas áreas de Cardiologia, Ginecologia, Ortopedia, Endocrinologia, Neurologia, Fisioterapia, Ultrasonografia, Eletrocardiograma, Urologia, CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, Pneumologia e Dermatologia, sendo que, o atendimento a estas especialidades, fica associado ao encaminhamento das Unidades Básicas.


O CAPS de Esperança. Como funciona?


Sabemos que o CAPS de Esperança é referência para vários municípios paraibanos, Areia, Remigio, Algodão de Jandaira, Montadas, Areial, Arara, entre outros, oferecendo uma assistência psicopedagoga, reintegração social, atendimento individual, com psiquiatra, enfermeira, psicólogo e assistente social, além de oficinas terapêuticas, expressão corporal e educação em saúde. Como modalidades de atendimento têm: Modalidade intensiva - atendimento diário, semi-intensiva 3 dias por semana, não intensiva, paciente é avaliado uma vez por mês. Dentro deste contexto de atendimento, ressaltamos que o CAPSI atende em média 200 pacientes por mês.


O SAMU. Quando será implantado?


O que depender da Gestão com certeza o SAMU será implantado o mais rápido possível, mas não depende somente de nós, o período eleitoral atrasou o processo de liberação e as bases de regulação só estarão funcionando quando a Base Central, em Campina Grande, estiver ampliada, para assim atender a demanda. Mas vamos montar nossa base ainda este ano, que será composta de duas unidades, a básica e a avançada.


A Farmácia Básica, Medicamentos distribuídos e Estoque, como andam?


Os medicamentos oferecidos são os do elenco de assistência farmacêutica, no qual foi revisado e passou por uma ampliação de seu estoque. Já como critério adotado de controle desse estoque, um programa de informatização nos permite o cadastramento da medicação recebida, com número de lotes e data de validade, o que nos garante o rastreamento e o estoque real dos produtos, facilitando assim a elaboração dos pedidos de compra em tempo hábil, para que assim, a população seja mais bem atendida e não chegue a faltar a sua medicação.

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