quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Esperança comemora 86 anos levando cidadania para todos!



Uma cidade em festa comemorando seus 86 anos de emancipação politica. É o Projeto “Esperança em Ação, levando cidadania ao alcance de Todos”, que acontece dia 1º de dezembro na Rua Manuel Rodrigues envolvendo todas as secretarias da Gestão Esperança de Todos, em meio às apresentações culturais e serviços a população.

De acordo com a programação, as homenagens acontecem logo no inicio da manhã com a Missa Solene de Emancipação, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho,como forma de agradecimento pelo momento vivido. Em seguida o Hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça da Cultura, com a participação das Bandas Filarmônica 1º de dezembro e Fanfarra Simples, com abertura da Ação global pelo Prefeito Nobinho Almeida edemais autoridades.

Toda uma estrutura vai está montada para oferecer a população serviços voltados a saúde, educação, meio ambiente, recreação, ação social, cultura além de inaugurações de ruas e obras que foram concretizadasna Gestão Esperança de Todos. Fechando as homenagens aos 86 anos de Emancipação Politica, um arrastão, no domingo, dia 4,com a Banda Gilson e Mania e o DJ Juninho, fazendo a alegria da juventude, que tem neste momento, a certeza de viver numa cidade de paz, tranquilidade e respeito à cidadania.

A expectativa é de reunir um público recorde neste dia de festa na cidadeepara isto, a Secretaria de Educação vai está levando as ruas, apresentações culturais,através do Ballet, dança rítmica, ciclismo, recreação,degustação da merenda escolar, horta medicinal, além do Proerd-Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência.Para o tema Educação Ambiental, a equipe vai está fazendo a distribuição de mudas, sabonetes, velas, sorteio de camisas e bonés além de uma tenda contendo apresentação da captação de agua e seu tratamento.

Já na área social, a 1º Dama e Secretária Taiana Grangeiro, vai mostrar através de slides todos os programas sociais a disposição da população, a exemplo do CRAS, Projovem Adolescente, Peti, Bolsa Família e Creas,bem como, outro momento de serviços de beleza, com maquiagem, corte de cabelo, escova.  No espaço cidadania,emissão de documentação básica, como RG (2ª via) CPF, CTPS e Certidão de nascimento e casamento. Para as oficinas, a população vai contar com Curso de Material de Limpeza (25vagas), Medicamentos Naturais (25vagas) eAlimente-se bem com 1 real (25 vagas)

Junto a todas as ações preparadas para o Dia de Aniversário de Esperança, neste 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde através de sua equipe multiprofissional e de suas coordenações de Vigilância em Saúde Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Educação em Saúde, NASF, Sala de Vacinas, Dermatologista, Cardiologista, com Teste do Pezinho, Aferição de P.A, Teste de Glicemia, Exames Citológicos, além de consulta médica,são serviços médicos quevão está à disposição dos usuários.

E como não poderia faltar, a Secretaria de Agricultura vai está expondo os produtos da Feira do Agricultor Orgânico, além de orientações e distribuições de informativos sobre os programas para o homem do campo. Enfim, é Esperança em Ação, com cidadania ao alcance de todos, nos seus 86 anos de Emancipação Politica.

Parabéns Esperança!
Gestão Esperança de todos, Prefeito Nobinho Almeida, você faz o futuro!



Programação do Aniversário de Esperança!

O prefeito Nobinho Almeida convida a todos os esperancenses
a participarem das ações em alusão aos 86 anos de emancipação politica de Esperança;

No dia 1 de dezembro:

As 7:30h Missa Solene na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho.
As 9h hasteamento dos pavilhões na Praça da Cultura.
As 10h Ação Global Rua Manoel Rodrigues “Esperança em Ação” Cidadania ao alcance de todos.

(Toda uma estrutura vai está montados para oferecer a população serviços voltados na área de saúde, educação, meio ambiente, recreação, ação social, cultura e muita mais).

No dia 2 de dezembro:

As 9h Inauguração do Chafariz de Massabielle.
AS 15h Entrega de um sonho realizado a pavimentação da Rua das Umburanas.

E no Domingo dia 4 de dezembro:

As 15:40h Arrastão com MilTrio, Gilson e Mania e DJ Juninho.


Participem e festejem os 86 anos de Esperança!
Parabéns Esperança!


Cidade amanhece coberta por cinzas.


A cidade de Esperança amanheceu com varias residências coberta por cinzas que segundo informações da população são resultantes da queima da cana-de-açúcar na região.
Nas primeiras horas do dia já se podia ver as donas de casa e os comerciantes limpando suas casas e comércios. Ruas, calçadas, varandas e até mesmo carros amanheceram cobertos pela fuligem preta.
 

Projeto Rio Mamanguape participa do Esperança em Ação no dia 1º de Dezembro.


O Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e em execução pela Coopacne, estará participando das festividades alusivas aos 86 anos de emancipação política da cidade de  Esperança.
03 barracas serão montadas na Rua Manoel Rodrigues, onde acontecerá no próximo dia primeiro de dezembro o evento Ação Global. Nessa ocasião, o Projeto Rio Mamanguape estará expondo seus produtos artesanais, tecnologia de tratamento de água para o consumo humano, distribuição de 500 mudas ornamentais e 300 amostras de sabonetes e velas à base de erva-doce, aos visitantes, além de promover a liberação de mais 20 cisternas para as comunidades rurais e sorteios de brindes.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto Rio Mamanguape arboriza barragem em Areial.


Fotos:COOPACNE

O Projeto Rio Mamanguape Patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental , realizou na última sexta-feira, dia 25/11, o processo de arborização da Barragem Central da cidade de Areial, distante 171 quilômetros de João Pessoa, onde 64 Palmeiras Imperiais foram plantadas às margens do reservatório.
 As Palmeiras foram adquiridas pelo Projeto Rio Mamanguape e esse processo de arborização foi um presente do Projeto, em homenagem aos 50 anos de Emancipação Política da cidade de Areial, que no próximo dia 10 de Dezembro estará fazendo cinqüenta anos.  Um desfile cívico será realizado no dia 09, à tarde, com a participação de escolas e também do Projeto Rio Mamanguape.
O processo de arborização foi uma parceria do Projeto com a Secretaria de Educação do Município e o plantio contou com as presenças do prefeito, Adelson Gonçalves Benjamim, de vereadores, diretoras, professores e estudantes das escolas municipais Modelo e Sagrado coração, já que os docentes dessas unidades participaram das capacitações em educação a ambiental realizada pelo Projeto Rio Mamanguape e produzira seus projetos com o tema da arborização.
O processo de implantação do projeto contou com a participação direta da secretária de educação de areial, Agmar Mariath e da coordenadora da educação especial inclusiva, Lúcia de Fátima Alcoforado, em parceria com as escolas Modelo e sagrado Coração. A Equipe técnica da Coopacne - Cooperativa de Projetos, assistência técnica e capacitação do Nordeste Ltda e a população da cidade também prestigiaram todo o evento.
A plantação das palmeiras foi realizada em processo de mutirão, sendo que  a primeira palmeira foi plantada pelo Prefeito Adelson Gonçalves Benjamim, seguido de vereadores, alunos e professores. Durante todo trabalho, a realização a equipe do Projeto Rio Mamanguape registrou todas as atividades com fotos e filmes, para divulgar e preservar esse dia importante para a cidade, com o trabalho de educação ambiental e conservação da natureza.


Fonte:COOPACNE

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Esperança recebem hoje (28/11) salários do mês de novembro.


A Prefeitura de Esperança, através do FUNPREVE, anunciou na tarde dessa sexta-feira (25/11) que o pagamento dos aposentados e pensionistas será efetuado nesta segunda-feira (28/11).

A Prefeitura de Esperança realiza o pagamento dos inativos de forma antecipada, fato este, que acontece desde o inicio da gestão, priorizando aqueles que contribuíram no desenvolvimento de nosso Município.

Secretaria de Obras realiza melhorias em esgotos no centro da cidade.


A Secretaria Municipal de Obras está realizando a troca da tubulação do esgoto das Ruas José Ramalho da Costa e Tomaz Rodrigues no centro da cidade de Esperança. De acordo com o secretario de Obras, Niedson Manoel, a tubulação que existia no local era de diâmetro menor, sendo que esta não supria a demanda de escoamento da rede pluvial da rua, e com a troca da tubulação será resolvido o problema.
Uma ótima matéria para o blog do Vereador Amazan!!

domingo, 27 de novembro de 2011

ABSURDO: 23 mulheres são vítimas de violência por dia na PB; dados são da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.



Dados foram divulgados ontem, quando se comemorou o Dia Mundial da Não Violência Contra a Mulher.
Na Paraíba, todos os dias, 23 mulheres, em média, sofrem algum tipo de violência, segundo a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) do Governo Federal. O Estado registrou, de janeiro a outubro de 2011, 6.961 denuncias através da Central de Atendimento - Ligue 180. Os dados foram divulgados ontem, quando se comemorou o Dia Mundial da Não Violência Contra a Mulher.
Apesar do número alto, a Paraíba ainda está entre os 10 estados onde menos se registra este tipo de violência por habitante e é responsável por apenas 1,31% dos 530.542 atendimentos realizados pelo serviço, no Brasil. O estado ocupa a 18º posição no ranking das 24 unidades da federação em número absoluto de atendimentos e, proporcionalmente, com taxa de 358,417 para 100 mil mulheres, é 19º lugar em números de violência relativa.
Em números absolutos, com 77.189 ligações para o serviço, o estado de São Paulo ocupa o primeiro lugar no ranking por estados seguido da Bahia (53.850 ligações) e do Rio de Janeiro (44.365 ligações). No entanto, proporcionalmente, o estado que demonstrou ser mais violento contra a mulher foi o Distrito Federal, que, com 10.632 ligações, apresentou uma taxa de 792,675 ligações para cada 100 mil habitante, seguido pelo Pará, onde a taxa foi de 767,394 e da Bahia, que teve 754,345 registros para cada 100 mil habitantes.
Já os estados que menos registraram denuncias no serviço foram o Estado de Roraima (609), o Amapá (1.210), e Acre (1.142). Proporcionalmente, no entanto, os estados menos violentos são o Amazonas que tem uma taxa de 149,930 ligações para cada 100 mil pessoas seguido de Santa Catarina e Roraima que registram, respectivamente, 164,068 e 221,620 atendimentos para cada 100 mil habitantes.
Central de Atendimento à Mulher - A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 -, é um serviço de utilidade pública de emergência, gratuito e confidencial, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, a partir de qualquer aparelho telefônico. O serviço funciona desde 2005 e foi adaptado para receber informações sobre a Lei Maria da Penha desde 2007.

Débora Ferraz  do Jornal Correio da Paraíba 
O ANDRADE NOTICIAS FAZ PARTE DESSA LUTA NÃO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

sábado, 26 de novembro de 2011

1º de Dezembro na cidade de Esperança tem Futebol no campo do América.

CONVITE - Família Samba Hits e convidados Vip.


Os organizadores da confraternização do Samba Hits, Avisa a todos que fizeram parte da historia do grupo que a confraternização dos 33 anos será no ultimo dia da festa da Padroeira de Esperança no CAOBE dia 15/01/2012. Mais detalhes liguem para Carlos pessoa (083) 8846-7388 ou Jô (083) 9975-0444.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Não vai deixar seu bichinho com Raiva, vai ? VACINE!


A secretaria de saúde de Esperança comunica a população do município que estará realizando a campanha de vacinação contra raiva canina.
Sábado dia 26 de Novembro de 2011, na escola José Souto ao lado do centro de saúde (antigo SESP), das 8h as 16h30minh.
Lembramos que todos os animais de estimação, acima de três meses de idade (cães e gatos), deverão ser vacinados no posto de vacinação mais próximo de sua casa, não se esquecer de levar carteira de vacinação.
Raiva

A raiva é uma doença contagiosa e incurável causada por um vírus que pode afetar os animais mamíferos e os homens. A transmissão ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal doente penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordidas, arranhões ou pela língua do animal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a raiva mata anualmente 55 mil pessoas no mundo. No meio urbano, o cão é o maior transmissor da doença, seguido pelos morcegos.
Os sintomas da doença variam a depender da espécie animal, mas todos podem apresentar dificuldade para engolir, salivação abundante, paralisia das patas traseiras e mudanças de comportamento e dos hábitos alimentares.
O que fazer quando a pessoa for agredida por um animal?
Imediatamente após a agressão, limpar o local com água e sabão e desinfetar com álcool ou soluções iodadas;
Quando o animal agressor for cão ou gato deve-se observá-lo durante 10 dias;
Se neste período o animal morrer ou apresentar qualquer sintoma de raiva entre em contato com a Secretaria de Saúde (083) 3361 - 2765
Procure orientação médica nos postos de atendimento;

Pedro Taveira será Homenageado neste sábado 26/11 pelo Programa Tribuna do Povo.

Foto:Arquivo da Familia

O programa Tribuna do Povo que vai ao ar todos os sábados nas rádios AM 1310 E FM 87.9 Fez um quadro exclusivo para relembrar e homenagear personagens da historia da cidade de Esperança o homenageado deste sábado 26/11 é o senhor Pedro Taveira.
QUEM É PEDRO TAVEIRA- Um homem simples que ao longo dos anos tinha como marca de trabalho a honestidade, responsabilidade, a caridade e o amor por tudo que fazia e pelas pessoas com quem convivia.
Nasceu na cidade de Esperança no dia 01 de julho de 1912, tendo como pais Pedro Taveira dos Santos e Porfíria Maria da Conceição e uma família de 10 pessoas, sendo 9irmãs e somente ele de irmão, o que lhe dava o privilegio da autoridade perante todas elas.
Era casado com uma Catoleense Maria Alves da Rocha com quem teve 14 filhos, cinco morreram ficando 9 e tendo adotado mais uma filha. Gostava de uma família grande e tinha por todos eles um amor que ultrapassava todos os obstáculos.
Como homem, gostava de uma vida alegre e viveu este momento junto aos amigos e a família, seu maior patrimônio. Tinha nas festas tradicionais do município, um respeito e uma participação. No desfile de sete de setembro lá estava ele, frente à igreja matriz com termo e laço verde e amarelo no peito, na Semana Santa, na Missa de Ramos trazia sempre a cruz feita de folha para casa, como prova de devoção. Nas festas juninas era devoto de São Pedro, e celebrava junto a família e amigosa novena de São Pedro, uma devoção que já passava de pai para filho, e no Carnaval abria as portas para as escolas de samba, blocos e charangas com bebidas e lanches para todos eles.
Com profissional, era funcionário público do DNOCS, e na função de enfermeiro, trazia o exercício para os mais pobres, aplicava injeção como nenhum outro, receitava medicamentos, ia onde estavam precisando dele e nunca se negou a ajudar. Teve grandes amigos como Chico Souto, que lhe dizia dever-lhe a vida, uma vez que foi salvo  num engasgo por ele. Sr. Dorgival, Antônio Cotó Nelson Andrade, Antônio Coelho entre muitos outros.
FAMILIA -Tinha na família seu grande patrimônio. A seus filhos dizia que o estudo era a maior fortuna. Investia e incentiva a todos a buscar o conhecimento, e viu seus sonhos serem realizados, formou uma médica, seu grande sonho, não deixando para trás os demais, mas queria ajudar ainda mais as mais necessidades, uma Contadora, uma jornalista, uma pedagoga, fisioterapeuta, comerciantes, um advogado, uma mistura e profissões que uniu a família até hoje.
POLITICA: Seu Pedro Taveira gostava da politica, sempre esteve presente nos acontecimentos políticos da cidade e dentro desta trajetória teve se filho odaildo Taveira eleito prefeito de Esperança na gestão e seus filhos João Eudes Taveira e Wilson Taveira como vereadores, obtendo a maior votação da época . Foi presidente do América Futebol Clube e em sua gestão construiu as arquibancadas do estádio de futebol quese mantem até  agora.
Faleceu em 03 de janeiro de 1983, com 71 anos, em sua residência a Rua Sebastião Araújo, 393, junto à família, seu maior refúgio. Como Lição de Vida deixoupara a família o exemplo de união, trabalho, alegria, honestidade, responsabilidade e acima de tudo muito amor, que sempre fez parte de sua vida junto aos filhos, amigos e conhecidos.

FonteVera Taveira

O tribuna do Povo tem a Apresentação de Cesar Bronzeado, Evandro lima e Amanda Felix e nos controles técnicos Ilson Sideral e conta com a presença ilustre do Medico  Armando Abílio.Programa Tribuna do Povo vai ao ar todos os sábados nas rádios Radio Cidade AM 1310 e BanFm FM 87.9

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefeitura de Esperança faz melhorias na estrada do Quebra-Pé.





A Prefeitura de Esperança, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura atendeu nesta quinta-feira 24/11, uma antiga reivindicação dos agricultores da comunidade do quebra-pé, logo após de fazer à melhoria em toda a estrada a prefeitura fez a colocação de tubos em um local que no período chuvoso fica intransitável, logo no pé da famosa ladeira do quebra-pé foi feito melhorias e colocado tubos para passagem da água.
O senhor Antônio Santos Silva (Antônio do Quebra-pé) que colocou a mão na massa e também ajudou na colocação dos tubos disse a equipe do Andrade Noticias que a colocação dos tubos na estrada do quebra-pé era uma antiga reivindicação e só foi atendida na administração atual que vem fazendo um ótimo trabalho na zona rural com o secretario Gilvan Salviano.


HD e Telões Projetando Qualidade - Sua mais nova opção na cidade de Esperança.


A HDeTelões trabalha com aluguéis de Telões para qualquer tipo de eventos, a HD disponibiliza telões com alta definição com 5 metros de altura e 3 metros de largura com uma tela de 3x3.
Seu Evento bem Visto HDeTelões.
Contatos: (083) 8650 – 3565 ou (083) 9903 - 8513







3º Britador em Ação - Mais cultura em nossas comunidades.





Esportes, lazer, cultura e entretenimento, o Britador em Ação 2011 realizado no dia 20 de novembro, teve como tema “Esperança veste a camisa da consciência Negra” mais uma vez foi sucesso total, contou com a presença de vários ativistas culturais do município e um grande publico que prestigiou as apresentações de danças, musicas, brincadeiras, homenagens e muito mais.
O Britador em Ação tem o total apoio da administração Esperança de Todos, através do departamento de cultura que tem a frente Socorro Aparecida aonde tem uma ampla visão na cultura da cidade de Esperança fez nesta 3ª edição homenagens a vários negros que fizeram parte da historia da cidade de Esperança, nomes como Gilvan da Farmácia, Pedro Paulo e outros foram homenageados, o prefeito Nobinho Almeida marcou presença no evento que mais uma vez superou as expectativas, onde o maior objetivo é incentivar a pratica de cultura esportes e lazer no município.



www.andradenoticias.com VOCÊ SE ATUALIZA AQUI.

Prefeitura de Esperança realiza ações para melhoria da Iluminação Publica.



A Prefeitura de Esperança, através da Secretaria Municipal de Obras, está realizando diversas ações de manutenção e reposição de lâmpadas, reatores e rêle fotoelétrico em todos os bairros das áreas urbanas no município.

Feira mobiliza centro da cidade de Esperança em vários dias da semana com produtos fresquinhos.


A cidade de Esperança que tem um dos melhores comercio do brejo paraibano e tem uma das maiores feiras livres da região que acontece todos os sábados, tem todos os dias a companhia de alguns feirantes que montam suas barracas todos os dias para vender frutas verduras e diversos itens. A feira livre acontece na Rua Floriano Peixoto centro da cidade.
O vendedor Cícero Reinado, 41 anos, é uma das pessoas que acorda cedo para encher seu banco de frutas e verduras fresquinhas.
A feira recebe um público maior na quarta-feira a partir das 5h da madrugada mais todos os dias você encontra bancas que tem como atrativos preços baixos e produtos frescos. “Eu moro aqui perto e venho toda semana. Compro frutas, verduras, carnes. A gente sabe que vem direto do produtor, é fresquinho. E o preço vale à pena”, comenta a consumidora Edvania Clementino.

Siga Nosso Blog Através do Twitter.


Tudo o que é postado aqui no nosso blog é divulgado através do Twitter simultaneamente. Através do Twitter você também pode ficar sabendo das notícias em 1ª mão, de onde você estiver! Não é legal? Tem até coisas que eu não posto no blog mais que compartilho através do Twitter.

Então, o que você está esperando para clicar no link aí em baixo e seguir nosso blog no Twitter! Conto com todos!

http://twitter.com/#!/andradenoticias

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Promoção loucura de Natal II - Evaldo Brasil.



I
Vende-se a qualquer preço
Bastando negociar
Um bebezinho de colo
Ainda pra alimentar.
Ele não chora demais
Ele não pode jamais
Ficar por este lugar.

II
Vende-se a preço de banana
Bastando logo acertar
Um menininho sabido
Disposto pra trabalhar.
Ele vez por outra sai
Não nos diz aonde vai
Mas volta para o jantar.

III
Vende-se ou se troca então
Bastando a volta aprovar
Um rapazinho fujão
Que anda montanha e mar.
Ele se faz aprendiz
Certamente ele é feliz
Mas retorna a perturbar.

IV
Vende-se por trinta moedas
Um puro filho de Deus
Que apesar das tantas quedas
Nunca deixará os seus.
Pela lei do verbo amar
Vem pra revolucionar
Por a gente em apogeus.

V
Ao que queira comprar
Um irmão, filho, amigo,
Professor, médico, par,
Doutor, sábio, mendigo…
Que leve deste lugar
No coração pode guardar
Que dê pão e dê abrigo…

VI
Papai Noel já está aqui
Um outro rei já vai cantar
Ainda bem que ele se lembra
E vez por outra quer mostrar
Nem só de pão vive o homem
Nem só a carne mata a fome
Pense bem no que comprar.

VII
Que o bebezinho nazareno
Que o menininho inoportuno,
Que o rapazinho tão sereno
Que ensinou o melhor rumo,
Seja presente a cada dia
Seja luz branda que nos guia
No espinheiro do consumo.

Evaldo Pedro Brasil da Costa

Prefeito Nobinho Almeida cumpre agenda administrativa em Brasília.

 
O Prefeito Nobinho Almeida, acompanhado das Secretárias de Assistência Social e Educação, Taiana Grangeiro e Marilene Diniz, estão na Capital Federal para cumprir agenda junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, dentro do Programa Projovem Trabalhador, onde a cidade de Esperança foi contemplada e sua implantação acontece tão logo os trâmites legais sejam concluídos.
 
O Programa Projovem Trabalhador-Juventude Cidadã, do Governo Federal, tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda e vai está aberto a todos os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Todo aluno contemplado terá direito a receber até 06 bolsas auxilio no valor R$100,00 cada uma.
 
Em Esperança, o Programa vai está sendo coordenado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Assistência e Serviço Social, que vai está disponibilizando 500 vagas para os jovens, tanto no Projovem Trabalhador como no Projovem Campo, com uma carga horária de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 200 horas/aula de qualificação profissional.
 
Já as ofertas de cursos do Projovem são definidas em consonância com a demanda de empregabilidade nos municípios, com os seguintes arcos ocupacionais de administração, agro-extrativismo, alimentação, arte, cultura, beleza, comunicação, marketing social, construção civil, educação, esporte, gráfica, joalheria, madeira, móveis, metal-mecânica, pesca, piscicultura, saúde, serviços pessoais, telemática, transporte, turismo, vestuário, entre outros.
 
Todos os alunos terão direito a transporte, lanche, seguro de vida, camisetas do programa, material didático e mochila, além de ter frequência de 75% nas aulas do mês.

Gestão Esperança de todos, prefeito Nobinho Almeida, você faz o futuro!
 
 
Fonte:Secom - PME
 
 
 

Do Fundo do Baú!! - Banda Marcial da cidade de Esperança.


Click na imagem para ver Maior.

Jô de Pedro Lourenço, Adãozinho, Nino de Suzana, Dorginho e lá no fundo Pitorro.

Enviem Fotos Antigas para Nosso quadro do Fundo do Baú Email: jeanclaudioandrade77@hotmail.com


Construção civil em alta na cidade de Esperança.



Quem anda pela cidade observa um grande número de construções além de reformas que crescem na mesma velocidade, o setor da construção civil cresceu tanto nos últimos anos na cidade de Esperança que a falta de mão-de-obra qualificada para ocupar as vagas geradas pelo aquecimento do mercado, estimulado pelo surgimento de condomínios residenciais e empresariais preocupa os empresários da construção civil.




Em Esperança, as construções estão por toda parte, seja em loteamentos ou em terrenos particulares. Esse fenômeno esta em todos os bairros, independentemente da localização. Além de novas construções existem as reformas que se multiplicam com a mesma velocidade. De acordo com dados do Departamento de Obras da Prefeitura do Município desde o início de 2009 até 2011 a cidade se desenvolve a cada dia mais com um grande número de construções além de reformas que crescem na mesma velocidade.





www.andradenoticias.com VOCÊ SE ATUALIZA AQUI.

Interpa comemora 20 anos e prepara programação especial.


Interpa comemora 20 anos - Confira o video do Presidente do Interpa Nivaldo Magalhães

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/31654/interpa-comemora-20-anos-e-prepara-programacao-especial.html

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tem Cinema de Graça na cidade de Esperança dias 25 a 27 de Novembro.


O Projeto “TEM CINEMA DE GRAÇA NO INTERIOR” chega à cidade de Esperança e vai ter cinema de graça nos dias 25 a 27 de novembro na Praça da Cultura a partir das 18:30.
FILMES:
EU E MEU GUARDA-CHUVA – A fantástica aventura de três amigos ao enfrentar as assombrações de um colégio.
PEQUENAS HISTÓRIAS – Com muito humor e magia, uma senhora do interior conta quatro histórias do imaginário mineiro.
O MÁGICO – A surpreendente mudança na vida de um velho artista depois que ele conhece uma jovem fã.

UMA SUPERPRODUÇÃO: SESI
APOIO: PREFEITURA DE ESPERANÇA.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NASF ATUA DANDO SUPORTE A SAÚDE PRIMÁRIA.


Como parte das ações da Secretaria de Saúde de Esperança, o NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família, vem trabalhando com o objetivo de ampliar a assistência na saúde primária, dando suporte as equipes de saúde da família, em todas as Unidades da cidade e zona rural.

 De acordo com Geralda Santos, coordenadora do NASF, a equipe de trabalho é composta por profissionais de diferentes áreas como: Fisioterapia com Aliane Raquel; Nutricionista Maisa Batista; Psicóloga, Luciana Lúcia e Ingrid Coelho; e a Pediatra Dra. Zeneide, que está atendendo todas as segundas e terças feiras.  

 Com uma atenção e visão especial de atendimento, o NASF de Esperança, vem atuando junto as gestantes, idosos e hipertensos, com orientações, palestras educativas, e com o compromisso de que juntos, é possível atingir os objetivos que se espera..   Para esta primeira semana de outubro, toda equipe já está com uma programação direcionada a Semana do Bebê.

 O NASF-Núcleo de Apoio a Saúde da Família, funciona no Centro Administrativo, nos turnos manhã e tarde, aberto a toda população.

Gestão Esperança de todos, Prefeito Nobinho Almeida, Você faz o futuro!


Fonte:Secom - PME

Câncer já matou mais de 25 mil pessoas na PB; governo amplia serviços de atendimento e prevenção.

Foto:Reprodução

Os cânceres nos seus mais variados tipos foram os responsáveis por 25.224 mortes na Paraíba, sendo 12.933 em homens e 12.291 em mulheres nos últimos dez anos (2001 a 2011). Com isso a doença é a segunda causa maior de morte no Estado. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com a Gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz os óbitos por neoplasias aconteceram em todas as faixas etárias, entretanto o maior número de mortes se concentra na faixa etária a partir dos 50 anos, com 20.668 o que representa 82,0% de todas as ocorrências.
Os tumores malignos de estômago, fígado, pulmão, mama, útero e próstata são os que apresentam a maior incidência. “ Hábitos de vida como o consumo de álcool, tabagismo e o stress são situação e fatores de risco para estes agravos”, comentou Júlia Vaz. O tabagismo, segundo ela, é um dos fatores de risco mais fortes para o aparecimento de cânceres que são a segunda causa maior de morte no Estado.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, tem realizado uma série de ações e ampliado os serviços de atendimento e tratamento para as pessoas que desejam deixar o vício do cigarro e com isso evitar doenças com o câncer de pulmão por exemplo. Sempre em datas que lembram o tema a exemplo do Dia Mundial Sem Tabaco e do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo lembrados respectivamente nos dias 31 de maio e 29 de agosto, a Paraíba tem participado ativamente com a realização de ações educativas e preventivas em escolas, repartições públicas e privadas e locais de grande movimentação de pessoas.
Um ponto importante a ser destacado nessa luta contra o tabagismo são os Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes. Em toda a Paraíba são quarenta locais onde fumantes podem buscar apoio, de maneira gratuita, para abandonar o vício provocado pela nicotina. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família, em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centros de Saúde, em 31 municípios. Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.
O tratamento acontece por meio de programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que repassa medicamentos ao Estado. Este, por sua vez, é responsável pela qualificação das equipes, monitoramento dos trabalhos realizados nos centros e pelo encaminhamento do material enviado pelo Ministério. Os municípios entram com a administração das unidades de saúde que vão receber os pacientes.
De acordo com Gerlane Carvalho de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao procurar um dos centros, o paciente é recebido por uma equipe multiprofissional, com médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros. “Eles passam, inicialmente, por uma avaliação clínica e começam a integrar um grupo com, geralmente, 15 fumantes, que também querem se livrar do vício”.
Com o grupo, o paciente enfrenta quatro sessões - comumente, uma por semana. Nelas, os fumantes trocam informações e, sobretudo, recebem orientações de como substituir a ansiedade de fumar por outras alternativas, por exemplo. “Através de uma avaliação médica, é verificado se o grau de dependência do paciente está tão avançado, a ponto de ser necessário tratamento medicamentoso. Cada caso é diferente. Existem fumantes que, na terceira sessão, por exemplo, sem uso de medicação, conseguem abandonar o vício”, explicou Gerlane.

O uso dos medicamentos acontece sob monitoramento da equipe do centro. As recaídas são possíveis e, quando ocorrem, os dependentes voltam a ser acompanhados. “Mas, independentemente do trabalho do centro, o paciente precisa querer se livrar do vício para conseguir vencê-lo”, destacou. Em média, os centros formam um grupo a cada trimestre. Mas em cidades maiores, como João Pessoa, esta frequência é bem maior.

Onde encontrar – Na Paraíba, o tratamento de fumantes acontece em unidades de saúde da Capital, que possui cinco centros; Campina Grande, também com 5; e Aroeiras com 2. Já em Bayeux; Caaporã; Cabedelo; Guarabira; Belém; Alagoinha; Bananeiras; Solânea; Esperança; Lagoa Seca; Queimadas; Remígio; Soledade; Taperoá; Cuité; Monteiro; Sumé; Patos; Piancó; Catolé do Rocha; São Bento; Cajazeiras; Sousa; Pombal; Princesa Isabel; Jurú; Tavares; e Bonito de Santa Fé, existe um centro, cada.

Outra ação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, nesse caso em relação ao câncer de mama, foi o “Outubro Rosa”, quando várias atividades aconteceram em pontos estratégicos de João Pessoa numa parceria com vários órgãos. Durante a programação, as mulheres acima de 40 anos foram orientadas a fazerem consultas médicas preventivas e a realização anual da mamografia e para as mulheres de todas as idades o exame “papanicolau (citológico) na freqüência anual. Para o sexo masculino a recomendação foi à visita ao urologista para prevenção do câncer de próstata.” A prática de hábitos saudáveis como atividade física regular, alimentação saudável e não fumar são comportamentos que favorecem ao controle de várias doenças e agravos”, ressaltou a Gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz.

Blog Mari Fuxico

Especialistas dão dicas para perder peso para o verão em 30 dias.



Com a proximidade do verão, que começa oficialmente no dia 22 de dezembro, a preocupação com o corpo faz as pessoas pensarem sobre como perder peso. A fórmula clássica para emagrecer é até simples: gastar mais calorias do que aquelas que entram no organismo durante as refeições. Mas ainda que todo mundo entenda essa lógica, poucos são os que sabem o que fazer para chegar ao verão com as medidas desejadas.

Para ajudar a esclarecer como perder peso a tempo para o início da estação mais quente do ano, o G1 perguntou a um nutricionista e a um preparador físico como é possível adaptar a rotina de uma pessoa sedentária que deseja perder até, no máximo, 3 quilos dentro de um período de 30 dias.





A arte da caminhada
Para quem não tem tempo de caminhar durante uma hora no parque ou na academia, talvez a meta de deixar o corpo mais definido e perder muitos quilos fique um pouco distante, mas é possível pelo menos obter alguns benefícios à saúde.

“A ideia para quem é sedentário é simplesmente aumentar o nível de atividade física”, explica Mauro Guiselini, professor de educação física das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo.
Quem está parado há muito tempo pode fazer algumas tarefas a pé, como ir ao mercado, subir de dois a três lances de escada até o escritório ou usar menos o e-mail para passar recados a pessoas próximas.
“É claro que esse tipo de atividade física nunca vai ser suficiente para garantir a modelação do corpo”, alerta Guiselini. “Mas já serve para dar alguma melhora na qualidade de vida, especialmente para os sedentários.”

Se a pessoa quiser realmente perder peso, uma nova alimentação e uma rotina de exercícios aeróbicos – como corrida, natação e ciclismo – são indispensáveis. “O ideal é que o indivíduo faça uma média de 40 minutos diários de exercício”, indica o preparador físico.

No caso, a atividade sugerida por Guiselini é a caminhada. “Alguém que é sedentário não vai aguentar fazer corrida, mas pode, aos poucos, começar a aumentar o ritmo.”

Com o tempo, a pessoa poderá sentir os efeitos da atividade, como diminuição da ansiedade, melhora no humor e na capacidade de respiração e, claro, a redução da cintura.

“A média de perda saudável em um período de 30 dias com atividade física é de até 2,5 quilos”, explica Guiselini, usando como base recomendações de instituições norte-americanas ligadas à medicina do esporte.

“Uma perda saudável significa reduzir a massa de gordura corporal. Muitas vezes, se a pessoa faz somente dieta, pode acabar perdendo também a massa magra (musculatura), e esse emagrecimento não é saudável”, destaca.

“Síndrome de outubro”

Com a chegada do verão, os nutricionistas identificam um fenômeno periódico: a chamada “síndrome de outubro”, época em que as pessoas correm para perder o peso acumulado durante um inverno de alimentação desregrada.

“Muita gente faz dieta, alcança o objetivo e depois abandona – não incorpora o que aprendeu. O mesmo vale para o exercício físico”, diz Ivan Mourthe de Oliveira, nutricionista e membro do Conselho Federal de Nutrição.

Ainda que a dieta seja parte fundamental na perda de peso, a influência de uma alimentação balanceada leva tempo.

“As pessoas querem milagre. Para uma dieta ter impacto real nas características físicas, é preciso um período de seis meses”, diz o especialista. “Se o indivíduo começar em outubro, infelizmente já está atrasado.”

Atrasado ou não, quem deseja perder peso deve aumentar o consumo de saladas (como folhas verdes) e diminuir as porções de arroz, feijão, pães e massas, que são fontes ricas de carboidratos.
“Sempre dá para se ajeitar. A pessoa pode começar a comer uma fruta no café da manhã, levar uma saladinha picada para o trabalho, carregar cenoura ou uvas passas na bolsa”, lembra Mourthe.
Comer de três em três horas também pode ajudar a diminuir a fome durante as refeições principais. “Se você faz um lanchinho às 10 horas, não vai chegar mordendo o pé da mesa durante o almoço”, brinca o nutricionista.

Para quem quiser começar a caminhar, a alimentação também deve ser adaptada. “Se você começa a se movimentar, será preciso tomar mais líquidos, especialmente sucos, que podem servir como fontes instantâneas de energia”, indica.



Fonte: Bem Estar - G1

Mega Dental o Melhor Centro Odontológico da Região.



Um centro de odontologia que cuida do seu sorriso oferecendo soluções odontológicas integradas, com atendimento personalizado e informatizado, tecnologia avançada e custos acessíveis, além de diversos diferenciais que fazem você sorrir com orgulho.

Confira o site da Mega Dental e fique por dentro das Promoções e Serviços

domingo, 20 de novembro de 2011

Vinicius lanches e AV sorvetes expressos a mais nova opção da cidade de Esperança.


Vinicius lanches e AV sorvetes expressos são a mais nova opção na cidade de Esperança, Depois de observar as opções existentes, os proprietários Alysson e Valter, inovaram e prepararam um cardápio de lanches completo, que satisfaz de crianças a adultos.

Na Rua Manoel Rodrigues, em Frente à praça da cultura, Vinicius lanches está aberto todos os dias. O local também oferece um diferencial dos demais lanches é um delicioso Sorvete expresso da AV sorvetes mais uma inovação em nossa cidade. 
Vinicius Lanches possui um ótimo atendimento, o que torna o ambiente ainda mais agradável e familiar, tudo isso com o melhor preço da cidade em lanches.
FAÇA UMA VISITA E CONFIRA.