terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dia ‘D’ do Outubro Rosa terá mamografia, biópsia e campanha para ajudar o Laureano



A Campanha “Dê uma chance para elas”, do Outubro Rosa deste ano, terá seu dia ‘D’ no próximo sábado (17), quando o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, fará um grande mutirão para a realização de mamografias e biópsias em mulheres com suspeita de tumor na mama. O trabalho será em parceria com a ONG Amigos do Peito e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Iniciar o tratamento no início da doença é fator primordial para combater o câncer, mas para isso, conforme a mastologista e presidente da ONG Amigos do Peito, Joana Barros, é fundamental o acesso ao serviços médicos. Porém, algumas mulheres chegam a levar um ano para conseguir realizar uma biópsia, confirmar o tumor e, assim, começar o tratamento.
“Sabendo que sem a biópsia você não consegue iniciar o tratamento, a gente está fazendo essa campanha buscando agilizar o tratamento dessas mulheres e tentar salvar a vida delas, porque o tempo é um fator importantíssimo para a cura”, enfatizou Joana Barros.
Ajuda ao Laureano
Mas, o câncer de mama não é a única preocupação das entidades parceiras no combate à doença. As dificuldades enfrentadas pelo Hospital Napoleão Laureano – que é filantrópico e, por isso, vive de doações – também têm chamado a atenção da ONG Amigos do Peito e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Por causa disso, o dia ‘D’ de combate ao câncer de mama também será um dia de contribuição para a unidade de saúde que atende pessoas de toda a Paraíba. “Resolvemos aproveitar para sensibilizar as pessoas sobre as dificuldades do Laureano. Por isso, estamos pedindo que aqueles que puderem fazer uma doação de lençóis, fronhas e travesseiros, todos brancos, que ajudem. A doação também pode ser de produtos de higiene pessoal”, apelou Joana Barros.
Previsão da doença
A previsão da Secretaria de Saúde do Estado é de que o câncer de mama afete 750 mulheres em 2015 na Paraíba, sendo 270 só em João Pessoa. Em nove meses do ano já foram registrados 143 óbitos, o que corresponde a 59% do total registrado em 2014, que foi de 241 vítimas de câncer.

Correio da Paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário