quinta-feira, 9 de julho de 2015

Lagoa de Roça/PB: agentes de vigilância ambiental farão capacitação em manejo de recursos hídricos



Cerca de 40 agentes de Vigilância Ambiental de São Sebastião de Lagoa de Roça irão ser capacitados sobre a importância da preservação e do manejo correto dos recursos hídricos e preservação do Meio Ambiente. A iniciativa, promovida pelo Projeto Rio Mamanguape – Fase II, quer ampliar o índice de conscientização social sobre o tema e formar multiplicadores tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município.
A capacitação acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de julho, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e terá carga horária de 20/horas. O trabalho será realizado em duas etapas: a primeira parte será elaborada pela pedagoga e analista em Gestão Ambiental, Maria da Conceição Jerônimo (atual coordenadora do Projeto Rio Mamanguape – Fase II) que irá fazer discussão sobre a atual situação dos recursos hídricos na região e os desafios que deverão ser enfrentados pela população nos próximos anos. Já o segundo momento, será voltado para execução de ações práticas com relação à temática e será organizado pelo técnico da Funasa, Daniel Santos, que atua junto a Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste LTDA. – Coopacne – responsável pela execução do Projeto Rio Mamanguape – Fase II.
A reunião de programação da atividade aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 07 de julho, na sede da Secretaria de Saúde de São Sebastião de Lagoa de Roça e contou com a participação da atual chefe da pasta Tatiane Santos, da coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Gabrielly Cunha e o atual coordenador da Vigilância Ambiental do município, Anderson Mendes, que destacou a importância do momento para os trabalhadores. “Em função da escassez dos recursos hídricos nos municípios paraibanos, a análise da qualidade da água que está sendo servida a população é de grande importância. No mês de maio, já iniciamos este trabalho com a coleta em pontos de distribuição e uso coletivo, como escolas, postos de saúde e barragens, bem como, em sistemas de abastecimentos residenciais. Agora, o Projeto Rio Mamanguape – Fase II entra numa etapa primordial para os profissionais que fazem esse trabalho, que é a capacitação através da ampliação de conhecimentos técnicos e ainda a orientação de como passar tais medidas para o conhecimento da população. É importante ressaltar, também, a importância deste Projeto, que não só leva capacitação e conhecimentos aos técnicos responsáveis pela coleta das amostras de água, mas também, aos Agentes Comunitários de Saúde, que tem contato direto com a população e a Vigilância Sanitária, formando assim, um modelo completo e eficiente de saúde preventiva” comentou o coordenador.
Ainda na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, a coordenação do Projeto se reuniu com o secretário de Educação, Railson Messias, para elaboração de um planejamento de acompanhamento das ações desenvolvidas nas unidades de ensino. “A receptividade que tivemos em Lagoa de Roça comprova como as ações do Projeto Rio Mamanguape – Fase II tem ajudado a comunidade da área de abrangência. Ficamos muito felizes com todo esse resultado transformador” avaliou Maria da Conceição Jerônimo.

Sobre o Projeto Rio Mamanguape – Fase II: O Projeto, patrocinado pelo Programa Petrobrás Socioambiental, tem como objetivo geral trabalhar a conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha. A ação, que em 2015 completou 10 anos, tem atuação nas regiões do Agreste e Brejo do estado da Paraíba e atualmente atende oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas e Pocinhos.
COOPACNE
PROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II
Assessoria de Imprensa e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário