sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Seminário de Avaliação do Projeto Rio Mamanguape reúne mais de 200 agricultores em Lagoa Seca.

Fotos:COOPACNE

O I Seminário Anual de Avaliação das Atividades do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, reuniu hoje (15/12) pela manhã, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, 224 agricultores de sete municípios do Agreste e do Brejo paraibano para conhecer os resultados de suas ações e avaliar como ele poderá melhorar sua atuação em 2012.

O evento começou com uma acolhida a todos os participantes e um café da manhã. Em seguida, a programação foi aberta com uma reflexão da professora Cecita Jerônimo, de Esperança, sobre o momento de confraternização promovida pelo Projeto Rio Mamanguape, que empolgou a todos os presentes.

A apresentação de resultados foi realizada em seguida pela presidente da Coopacne - Cooperativa de Projetos Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda e coordenadora do Projeto, Maria José dos Santos. Ela mostrou inicialmente os principais objetivos do Projeto Rio Mamanguape e como eles vêm sendo trabalhados para depois detalhar as ações nas mais diversas áreas.
Na parte de recursos hídricos, Maria José citou a liberação até o final deste mês de 235 cisternas de placas, sendo 193 com capacidade de 16 mil litros e 30 com 21 mil litros. Ela explicou que algumas cisternas ainda não foram iniciadas ou concluídas por dificuldades pontuais que acontecem nos municípios, mas que estes problemas estão sendo resolvidos rapidamente.

Na área de educação ambiental, ela contabilizou a capacitação de 186 professores de escolas municipais e lembrou que a meta eram apenas 140. Citou que ainda restam ser implantados muitos dos 30 projetos pedagógicos elaborados pelos professores e que isto acontecerá em 2012. Também para o próximo ano Maria José Santos, anunciou a realização de duas Semanas da Água em todos os municípios, sendo uma no início e outra no final do ano.
Na área de projetos produtivos, os participantes do Seminário conheceram em detalhes os projetos com mandioca e com erva-doce que foram implantados nos municípios de Esperança e Areial, além dos projetos de beneficiamento de mel de abelha e erva-doce. Maria José Santos lembrou que a Coopacne está à espera das demandas dos Comitês Locais do Projeto Rio Mamanguape, por projetos produtivos, pois existe recursos para financiar outras iniciativas.

A coordenadora do Projeto lembrou que na área de políticas públicas, foi atingida a meta da formação de sete comitês locais, com capacitação em meio ambiente, a realização de um Seminário da Agenda 21 local, além de oficinas para três Conselhos Municipais de Meio Ambiente. Ela aproveitou para anunciar que em Alagoa Nova a Câmara já aprovou a lei que cria oficialmente o Fórum da Agenda 21.
Logo em seguida a apresentação dos resultados, vários secretários, agricultores e participantes de Comitês Locais  apresentaram sugestões de como melhorar o funcionamento do projeto, mas todos ressaltaram a importância do Projeto Rio Mamanguape e os benefícios que está levando aos sete municípios de sua área de abrangência.
Depois do encerramento do Seminário aconteceu um sorteio de brindes com os participantes e foi servido um almoço de confraternização entre a equipe técnica do projeto os beneficiados, parceiros e gestores.
Autoridades que Participaram do evento: o Prefeito de Alagoa Nova, Kleber Morais; o Secretário de Educação de Lagoa Seca, Iremar Souto, que representou o prefeito Edvardo Herculano; a Secretária de Educação de Montadas, Marisangela Sousa; o Vice-Prefeito de Montadas, Jonas de Sousa; Ana Lúcia Alves, Secretária Adjunta de Planejamento de Montadas; o Secretário de Agricultura de Lagoa Seca, Severo Luis; Marcos Rosalen, Secretário de Agricultura de Matinhas, Francileide Araújo, Secretária de Educação de Matinhas; Agmar Mariat, secretária de Agricultura de Areial e José Rocha, secretário de Agricultura de Lagoa Seca.

Fonte: COOPACNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário