Celebrada desde o século V à meia-noite, a Missa do Galo é tradição entre os católicos na noite do dia 24, véspera de Natal. Em Esperança, no Agreste Paraibano não é diferente e, apesar de não ser à meia-noite, essa missas serão celebradas em todas as paróquias da cidade. O nome Missa do Galo, segundo o Pe. Romualdo Vieira de Lima, faz alusão ao nascimento de Jesus, que veio para iluminar o mundo.
Centenas de Fieis lotaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho em Esperança, para celebrar o Natal do Senhor às 20 horas, em uma missa extremamente solene presidida pelo Pároco de Esperança, Pe. Romualdo Vieira de Lima e o vigário Pe. João de Deus Lyra emocionaram os fiéis levando-os ao Choro.
Pela primeira vez a Paróquia realizou também a narração da Missa pelo microblog “Twitter”, foi uma inovação e a proposta para 152ª Festa da Padroeira é a transmissão pela Twitcam.
Aos 60 anos, a dona de casa Maria do Carmo Lemos, nunca passou um ano sem assistir à Missa do Galo. “Gosto de ir à igreja, mas quando se torna impossível por causa dos compromissos, assisto pela televisão. O que não pode é ficar sem acompanhar a celebração”, afirma. Para ela, é uma questão de tornar o Natal completo. “É uma complementação do Natal. Sem Jesus não existe Natal feliz e sem a missa o Natal não é completo. Frequento a missa desde que nasci, minha família toda sempre foi. A gente sai da missa se sentindo completa”, afirma.
Fonte:PASCOM via:Rodolpho Raphael
Nenhum comentário:
Postar um comentário