sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sessão especial itinerante em Esperança pede por nova Camará.


A Assembleia Legislativa encaminhará uma solicitação formal ao Governo do Estado de imediata reconstrução da barragem de Camará. Representantes da população do município de Esperança e de Remígio serão mobilizados para, em conjunto, para cobrarem dos deputados estaduais votos contrários à aprovação da Medida Provisória de autoria do Poder Executivo, que autoriza o remanejamento de recursos, que asseguram a reconstrução daquele manancial que abastece a região, para outras obras. Essas foram as duas decisões tomadas durante a realização da primeira sessão especial itinerante da atual legislatura, que foi realizada pela Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira (01.04)na Câmara Municipal da cidade de Esperança.

A votação da MP deve ocorrer na próxima terça-feira, no plenário José Mariz. A sessão itinerante foi presidida pelo deputado Edmilson Soares (PSB), vice-presidente do Poder Legislativo. Ela atendeu a propositura do deputado Arnaldo Monteiro (PSC). "Essa sessão mostra a decisão da atual legislatura em dar seguimento ao preceito defendido pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa, o deputado Ricardo Marcelo, qual seja oferecer ao povo paraibano uma agenda positiva. "Aqui, estamos discutindo um problema de uma região na cidade-pólo dessa mesma região", declarou Edmilson Soares.

O deputado Arnaldo Monteiro disse, em seu discurso, que é a primeira vez que o Poder Legislativo realiza uma sessão em Esperança. Ele ressaltou que o motivo é "vital" para a região, que vem sofrendo por falta de água. "Vamos arriar as bandeiras partidárias para, unidos, sensibilizar o governador Ricardo Coutinho quanto à importância da reconstrução da barragem de Camará, como solução definitiva para o fornecimento de água da região", apelou.

A gerente da regional da Cagepa, Alexandrina Moreira disse que compartilha com a preocupação do depuado Arnaldo Monteiro. Ele explicou que o manancial que abastece as duas cidades está no limite mínimo de bombeamento e que acredita a reconstrrução da barrgem de Camará será feita pelo atual governo, conforme garantiu o govenador Ricardo Coutinho ao prefeito da cidade, Nobson Pedro. "O governador não está contra a reconstrução de Camará. Quem pensa assim está enganado, pois o governador já se comprometeu em reconstruir essa importante obra", assegurou.

Deputados presentes
Participaram da sessão itinerante, além de Arnaldo Monteiro e Edmilson Soares, os deputados estaduais André Gadelha (PMDB), Gervásio Maia (PMDB) , Janduy Carneiro (PPS), Trocolli Junior (PMDB), Frei Anastácio (PT), Guilherme Almeida (PSC), Raniery Paulino (PMDB), Vituriano Abreu (PSC) e Anísio Maia (PT).

Fonte:www.jusbrasil.com.br
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2630623/sessao-em-esperanca-pede-por-nova-camara

Um comentário:

  1. Prezado Jean,

    Sou assíduo frequentador do seu blog e parabenizo-o pelo bom conteúdo divulgado.

    Espanta-me a indiferença daqueles que fazem política em esperança, seja ele quem for, em relação à tão relevante problema que assola esse município, há muito tempo, que é a falta de água. Além de ínfimas e superficiais palavras, nenhum outro movimento impactante se organiza, no sentido de sensibilizar as autoridades governamentais estaduais e federais para que decidam o que fazer ante tão grave problema.
    É inconcebível, é irracional, é estúpido, que em pleno estágio de desenvolvimento tecnológico, em que nos encontramos, falar-se em barragens indo embora por pressão da água que deveria reter. Soluções paliativas, por que não dizer, retrogradas, obsoletas e ineficazes, como as repetidas disponibilizações de carros pipas, ressalte-se três ou quatro, para abastecerem mais de 30 mil residências, são ridículas. É aberrante, e mais que isso revoltante, presenciar pais de famílias retirarem dinheiro do orçamento familiar, para aquisição de alimentos básicos, para comprar água, sem tratamento adequado, por preços avultantes. Enquanto isso, um governo que recentemente foi eleito somente com a força do povo, absolutamente legitimado pela força popular, propõe o desvio de verba destinada à reconstrução de Camará, para outra obra.

    A água, esse bem tão precioso, sem o qual não há VIDA, é projeto, urgentíssimo, para ontem, para hoje e, principalmente, para o futuro.

    Por isso, já que os representantes do povo, pela via democrática do voto, há muito tempo sucedendo-se em repetidos mandatos, não enfrentam destemidamente, sem rodeios, sem meias palavras, essa situação, é chegada a hora da própria sociedade civil se organizar e produzir movimentos de massa, no intuito de forçar os governantes a entenderem, pois me parece que não entendem, que a falta de água é problema gravíssimo, atingindo diretamente a saúde, a qualidade de vida da população e a economia do município.

    Constroem-se cidades, pontes quilométricas e plataformas dentro do mar, hidrelétricas com potencial para bilhões de metros cúbicos de água etc. e nada disso desmorona, salvo catástrofes naturais. Por que CAMARÁ DESMORONOU? Não precisa responder. Respondam apenas porque não se reconstrói camará? Nenhuma pendenga judicial é mais importante que a vida da população. Será que “na historia deste país” não existe um técnico que dê um parecer e um plano para concretização de tão simples obra?

    Se já existe verba para reconstrução de camará, o que é mais difícil de se conseguir, removam-se as picuinhas judiciais, técnicas e políticas, se porventura existirem, que são "por menores" e matem a sede do povo.



    Aldy

    ResponderExcluir