sexta-feira, 15 de abril de 2011

PMCG confirma primeira morte por dengue hemorrágica no município.


A morte do aposentado Valdy Araújo Gama, de 75 anos, foi confirmada pela Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde como sendo de dengue hemorrágica. A confirmação sorológica feita no paciente no dia 9 confirmou a dengue e a dúvida era apenas se seria um caso com complicações ou do tipo hemorrágica, explicou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Elília Pombo. Os dados contidos no prontuário médico levaram os técnicos da Vigilância Epidemiológica do município e do governo do Estado a ‘fecharem’ o diagnóstico de dengue hemorrágica.

Este foi o primeiro caso confirmado oficialmente pelo município, que já realizou no bairro onde a vítima de dengue residia, o Santo Antônio, uma busca ativa de focos do Aedes aegypti, sem no entanto, nada ter sido encontrado. O bairro, inclusive, de acordo com o último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial), feito pela Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde, apresentou um índice de 2,89%, percentual abaixo do considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde, que é de 5%.

Elília Pombo esclarece que, de acordo com a portaria 104 do Ministério da Saúde, todos os casos suspeitos de dengue identificados pelos hospitais ou unidades de saúde são de notificação compulsória, ou seja, obrigatória, e deve ser feita em um prazo máximo de até 24 horas. O Informe Epidemiológico divulgado mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde todos os dias 15 é baseado em informações repassadas pelos hospitais.

A DOENÇA – A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e consequências como a morte.

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito que, após um período de 10 a 14 dias, contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água.

Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.


Fonte:www.campinaonline.com.br
http://www.campinaonline.com.br/geral/layout.php?subaction=showfull&id=1302840074&archive=&start_from=&ucat=1&

Nenhum comentário:

Postar um comentário