segunda-feira, 20 de junho de 2011

Blog Andrade Noticias alerta a população para a prevenção da Dengue e o combate da proliferação do mosquito.


Anualmente são registradas centenas de casos de pessoas infectadas pela Dengue, uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado.
Para se reproduzir o mosquito precisa apenas de um pouco de água parada e calor. A junção desses dois elementos torna-se ambiente propício para a sua reprodução. Enganam-se quem ainda pensa que o mosquito só se reproduz em água limpa, recentes pesquisas mostram que em água suja isso também pode acontecer.

Transmissão

A transmissão ocorre quando a fêmea do mosquito pica uma pessoa infectada e após a ingestão desse sangue, ocorre um período de incubação, deixando-a apta a retransmitir a doença pelo resto de sua vida. O ciclo de transmissão é básico homem – mosquito – homem.

Sintomas

Os sintomas da Dengue são febre alta, dor de cabeça, dores fortes pelo corpo, vômitos. Tendo alguns desses sintomas o paciente deve procurar orientação médica imediata e não tomar nenhum tipo de medicamento. A Dengue tem um quadro clínico amplo, desde a febre como até a fase hemorrágica, que pode levar o paciente a óbito.
O mosquito se caracteriza pelo comportamento urbano, é raro encontrar larvas e ovos do Aedes Aegypti em matas. Uma fêmea costuma colocar entre 150 e 200 ovos em cada postura, que pode ocorrer inúmeras vezes durante seu período de vida.

AÇÕES SIMPLES PARA PREVENIR A DENGUE:

Coloque areia nos pratos de vasos de plantas;
Organize as garrafas e outros recipientes sempre de cabeça para baixo;
Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, organizando seu jardim ou quintal;
Mantenha tonéis e barris d'água bem tampados;
Lave freqüentemente tanques com escova e sabão;
Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tela e tampa adequada;
Guarde pneus e outros utensílios sem uso em locais secos ou os entregue ao serviço de limpeza urbana;
Remova folhas, galhos e tudo mais que possa impedir o fluxo de água pelas calhas e canos;
Não deixe acumular água da chuva em lajes e telhados;
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

Um comentário:

  1. parabens andrade por suas materias show vamos horar por nosso amigo shaolin que deus abençoe ass gaspazinho humorista

    ResponderExcluir