quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde de Esperança alerta sobre o exame papanicolau.


A Secretaria de Saúde de Esperança, através da Coordenação de Saúde da Mulher, vem intensificando e alertando as mulheres de 25 a 59 anos, para o Exame Papanicolau, que previne o Câncer de Colo de útero, disponível em todas as Unidades de Saúde da Família do Município.

O trabalho educativo e de alerta, está acontecendo durante este mês de agosto e vai até o mês de novembro, com uma parceria do Programa Bolsa Família. Lembra Poliana Bastos, Coordenadora de Saúde da Mulher, que a partir de agora, esta ação será uma condicionalidade de saúde, no Programa Bolsa Família, ou seja, a mulher de 25 a 29 anos deve está com o exame citológico em dia, para receber o benefício de forma contínua (sem suspensão).

O exame preventivo do câncer do colo do útero - conhecido popularmente como exame de Papanicolau - é indolor, barato e eficaz, podendo ser realizado por qualquer profissional da saúde treinado adequadamente, em qualquer local do país, sem a necessidade de uma infra-estrutura sofisticada. No Brasil, estima-se que o câncer do colo do útero seja o terceiro mais comum na população feminina, sendo superado pelo câncer de pele não melanoma e pelo de mama. Este tipo de câncer representa 10% de todos os tumores malignos em mulheres. É uma doença que pode ser prevenida, estando diretamente vinculada ao grau de subdesenvolvimento do país.

Fonte:Secom - PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário