segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Cássio aposta em decisão de TSE para cassar Dilma e Termer


Cássio Cunha Lima

Após o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana, que rejeitou o rito de impeachment imposto pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, já reconhece a dificuldade do processo impeachment ganhar força no Congresso Nacional, e seguirá a aposta de tentar tirar a presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice Michel Temer (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral. 

Outra dificuldade prevista pelo PSDB é o fato de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter protocolado no STF na quarta-feira (16) o pedido de afastamento cautelar de Eduardo Cunha – responsável pelo início ao processo de impeachment.

Com essa nova realidade, o processo de impeachment fica indiscutivelmente mais difícil e o caminho do TSE será a salvação. Em março e abril, a crise será muito mais aprofundada, e o país vai precisar de uma saída via eleição e respaldada pela Constituição”, disse Cássio Cunha Lima em entrevista ao jornal O Globo.

Cinco processos com o objetivo de cassar a presidente e o vice tramitam atualmente no TSE. Entre as acusações estão o uso indevido da máquina pública para a reeleição de Dilma, e irregularidades nas doações de campanha envolvendo a UTC Engenharia – uma das empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato.

Caso o TSE condene a chapa Dilma e Temer, seriam convocadas novas eleições ou poderia levar à posse do segundo colocado, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Contudo, esta última alternativa não é bem vista por boa parte dos tucanos, que acreditam ser essencial passar pelo voto popular para dar legitimidade a um possível governo.

Do Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário