sexta-feira, 22 de maio de 2015

Racionamento causa prejuízo de R$ 40 milhões a Cagepa



O diretor de operações da Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa), José Mota, revelou, na manhã desta sexta-feira (22), que a Cagepa está registrando um prejuízo de cerca de 40 milhões com o programa de racionamento de água em várias cidades paraibanas.
“Estamos amargando agora um prejuízo, só com o desabastecimento das cidades, de cerca de R$ 40 milhões. A nossa tarifa não contempla investimentos. O investimento tem que ser do Governo Federal”, lamentou.
Aumento do racionamento
No início da próxima semana, a Cagepa irá anunciar a data de início e as condições do aumento do racionamento de abastecimento de água em Campina Grande e em outros 18 municípios da região atendidos pelo Açude de Boqueirão. A decisão de intensificar o racionamento foi anunciada na manhã de ontem pelo secretário estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, durante mais uma reunião da Comissão Especial de Acompanhamento Sobre a Gestão das Águas (Ceasga) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Já a partir do próximo dia 1º de junho, mais 13 localidades paraibanas (municípios ou distritos) – na região de oito mananciais –, vão entrar no regime de racionamento de abastamento d’água gerenciado pela Cagepa. São eles: Sousa, Marizópolis e Nazarezinho, do manancial de São Gonçalo; Imaculada (Albino); Cajazeiras e Distrito Engenheiro Ávidos (manancial de Engenheiro Ávidos); Itaporanga (Cachoeira dos Alves); Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira (Várzea Grande); Barra de Santa Rosa (Poleiro); São José de Piranhas (São José I); e São José de Caiana (Pimenta).
Atualmente, o Açude de Boqueirão está com pouco mais de 20% da sua capacidade de armazenamento e o racionamento de água já está em prática no município de Campina Grande e em outras cidades da região do Agreste paraibano desde o início de dezembro do ano passado. O racionamento de água atinge cerca de um milhão de habitantes, de acordo com a Cagepa.
Do Mais PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário