segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Eleição no Sindicato Rural de Esperança quebra Hegemonia de 38 anos.



Muita emoção e ansiedade marcaram o sábado 29, em Esperança com a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade. Desde as 8 da manhã mais de 2500 agricultores dos mais de 700 sítios da cidade de Esperança estavam aptos a exercer a sua cidadania das 08 às 17h escolhendo o seu representante sindical.
Criado em 1963 pelo então padre da cidade Manuel Palmeira da Rocha e nomes do passado como Sebastião Firmino dos Santos e Antonio Pereira da Silva tinham como objetivo trabalhar pelo bem do agricultor esperancense, e tendo como sede oficial o prédio vizinho à Igreja Matriz onde até hoje permanece a sede do sindicato.
Tendo 3 chapas concorrentes o dia que é de Feira livre no município parou para todos os agricultores que na maior parte também são feirantes. Dentre as 3 chapas homologadas e aptas a disputarem o pleito estavam concorrendo José Matheus que está a frente do sindicato a mais de 38 anos, José Assis Souza – o seu ex-fiel escudeiro por muitos anos e o atual Presidente do CARDAME Francinaldo Luna.
Segundo a Polícia Militar o pleito foi tranqüilo, havendo somente agitação por parte dos populares na hora da apuração dos votos. O resultado das urnas foi surpresa para alguns e certeza para outros, José Assis Souza e seu vice João Paulo Diniz obtiveram 1091 votos ou seja 60% dos votos válidos e quebraram uma hegemonia de 38 anos de José Matheus que ficou em 3º lugar no pleito com 331 votos chegando a 18% dos votos Válidos, o segundo colocado Francinaldo Luna atual presidente do CARDAME e apoiado pelo prefeito da cidade Nobinho Almeida  obteve 401 votos tendo em porcentagem  22% dos votos válidos.
Dos 2500 eleitores aptos a votarem somente 1878 compareceram as 8 sessões instaladas na sede do sindicato sendo que 1823 foram votos válidos ou seja 97% , 29 votos brancos que se somam 2% e 26 votos nulos que não se chega 1%.
Por volta das 19 horas foi anunciado os fins dos trabalhos da mesa escrutinadora e o resultado final, depois de proclamada a eleição da nova presidência do sindicato uma multidão de carros, motos e pessoas saíram em uma mistura de carreata e passeata comemorando a queda do poder de José Mateus que a 38 anos estava a frente do sindicato dos trabalhadores Rurais de Esperança.

REPÓRTAGEM RODOLPHO RAPHAEL.
http://www.noticiaesperancense.com.br/v1/2011/01/29/eleicao-no-sindicato-rural-de-esperanca-quebra-hegemonia-de-38-anos/

2 comentários:

  1. Que bom essa parceria entre os Blogs...Parabéns! Esperança só tende a crescer.

    ResponderExcluir
  2. Que bom essa parceria entre vocês...Parabéns! Esperança só tende a crescer

    ResponderExcluir