sábado, 25 de setembro de 2010

Noticias "Gestão de Todos"‏

Seguro safra

A partir da próxima segunda-feira, 27, uma equipe da Secretaria de Agricultura do município junto a uma comitiva da Emater local, vai percorrer a zona rural de Esperança, visitando as associações de produtores, para fazer o cadastramento dos agricultores no seguro-safra 2011. O seguro vai cobrir prejuízos causados pela estiagem na região. Este ano, o seguro vai pagar 4 parcelas de R$ 150 cada.

Os agricultores devem apresentar no ato do cadastramento documentos pessoais, ITR e Declaração da Associação dizendo que ele é trabalhador do campo.

Ano passado, alguns agricultores perderam a oportunidade de se cadastrar porque estavam com o CPF inválido. Os funcionários da secretaria aconselham os agricultores a atualizar seus CPF’s para evitar contratempos de última hora.

PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em nosso município continua disponibilizando vagas para crianças em idade adequada. Segundo Janilza Pimenta, coordenadora do PETI, “as mães que põem os seus filhos para ajudar em trabalhos comerciais e atividades domésticas podem matricular essas crianças no PETI e ter um expediente onde sua criança vai ter oportunidade de brincar e desenvolver atividades educativas”.

A iniciativa de erradicar o trabalho infantil foi implantada no município por meio de um convênio firmado entre a prefeitura e o Governo Federal. A iniciativa tem dado certo. As atividades das crianças constam de jornada educacional, reforço escolar e oportunidade para o lazer.

Semana de Trânsito


A Semana Nacional de Trânsito termina oficialmente neste sábado, 25. As atividades em nossa cidade estiveram restritas ao interior das escolas. O município está gestando uma série de idéias para municipalizar o setor. Consultores foram contratados e a procuradoria jurídica está preparando um conjunto de leis para ser apresentado ao Legislativo municipal.

Com a municipalização, o município é inserido no sistema Nacional de Trânsito (SNT). Com isto, a gestão local do tráfego vai permitir um desenvolvimento urbano mais sensato e mais humano no que se refere a circulação de ônibus, sinalização e orientação de trânsito, operação de carga e descarga, entre outros assuntos. Dos 5.564 municípios brasileiros apenas 748 tem o trânsito municipalizado. Nos próximos meses, Esperança figurará entre os que estão gerenciando o fluxo de automóveis e veículos de carga.

SISREG

O prefeito Nobinho Almeida está aguardando os computadores para a implantação definitiva do Sistema de Regulamentação – SISREG, que vai permitir aos esperancenses e aos municípios referenciados por Esperança, marcar as consultas médicas do Sistema Único de Saúde através da Internet.

Pelo que informa a coordenadora de Planejamento em Saúde do município, Adriana Vital, “os documentos de adesão já foram enviados à Secretaria de Estado da Saúde. Tudo está em perfeita ordem, só estamos aguardando o sinal verde da Secretaria estadual para instalarmos as máquinas e pormos o sistema em funcionamento”.

Concluído Novo ciclo do mosquito

O quarto ciclo de busca ao mosquito da dengue foi concluído nesta semana. E, ao que informa Heleno Estrela, supervisor e coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, “tudo está sob controle e não há riscos de contração de dengue no município.”

Para a agente de endemias, Lucimere Matias, que trabalha na zona leste da cidade, são pouquíssimos os focos do Aedyus aegypt no seu setor mas, afirma ela, “nosso trabalho é constante para evitar que surjam focos. No meu setor, maioria das caixas d’água fica em lugares elevados onde os riscos são menores. Mesmo assim, estamos alertas”.

Implantando o CREAS

A Secretaria de Serviço e Assistência Social está em fase de implantação do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social. “A questão dos trâmites burocráticos estão em andamento e nós temos que fazer um trabalho criterioso para evitar problemas futuros”, afirma Elizabeth Costa, Titular da pasta de Assistência Social.

O CREAS permite ao município serviços de ordem mais complexa. Estão sendo contratados outros profissionais que permitirão o bom funcionamento do órgão que serão mantidos por programa federal. A nova equipe é composta por advogado, assistente social, psicólogo e pedagogo. A contrapartida da municipalidade vai constar de estrutura de funcionamento e manutenção dos serviços.

IBGE

Falta menos de 3% para a conclusão do recenseamento na cidade. Até esta quarta-feira, 22, já haviam sido contabilizados 30.136 habitantes no município. Segundo Sara Martins, Agente Censitária Municipal, “o censo vai ser concluído sem contratempos. É possível que parte dos habitantes contabilizados, no sítio Riacho Fundo, para o município de Lagoa de Roça seja re-municipalizados para Esperança, já que existe uma polêmica de que parte do sítio pertence aquele município”.

Para Audalécio Nóbrega, secretário de Planejamento, “aqueles habitantes pertencem a Esperança. Nossa cidade não pode ser desfalcada em aproximadamente 400 moradores porque eles recebem assistência de saúde e educacional no nosso município”.

Possível falta d’água

O açude de Vaca Brava, manancial que abastece Esperança, está com apenas 24,4% de sua capacidade. A situação está crítica. Dos 3.450.000 m3 só restam 842.150 m3. A população deve se conscientizar que economizar água deve se tornar um dever de todos.

Dos 122 açudes e barragens monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas –AESA, 38% do total estão com menos de 50% de sua capacidade. O período de chuvas deste ano já é dado por encerrado pelos institutos de meteorologia. O recomeço da estação chuvosa só vai acontecer a partir de março do ano vindouro. Até lá, os mananciais da região estarão com seus volumes comprometidos para abastecimento da população. Por causa da falta de água, 63 municípios já decretaram situação de emergência e 104 já dependem de carros-pipa para o abastecimento interno, como é o caso de Esperança.

Prorrogado prazo para reimpressão de título eleitoral

Foi decidido, ontem, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral, prorrogar para o próximo dia 30 de setembro, o prazo para que os eleitores possam tirar a segunda via do título eleitoral. A data limite seria esta quinta, amanhã, 23. Só pode pedir a reimpressão do documento, quem já tinha ou solicitou o título até o dia 5 de maio último, data em que foi finalizado o cadastro eleitoral de 2010.

As eleições gerais deste ano contarão com uma novidade: a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos de identificação aos mesários, na hora em que o eleitor se dirigir à cabine de votação. No ato de votar é preciso apresentar RG, Documento de identidade profissional, Carteira profissional, Certificado de Reservista ou outro documento oficial com foto.

Educação no Trânsito

O Secretário de Comunicação Nahim Galileu, Pingo, já sugeriu incluir a disciplina de Educação no Trânsito para o Ensino Básico em Esperança, Coincidentemente, está tramitando no Congresso Nacional um projeto que inclui a Educação para o Trânsito nos currículos de todo país. A justificativa para o projeto de Lei no Senado é formar motoristas conscientes e responsáveis.

Apesar dos programas educativos, a impressão é de que o comportamento de parcela dos condutores brasileiros não prima pela cortesia, civilidade e respeito às normas de tráfego. Para que isto se torne possível, é necessário alterar a Lei de Diretrizes de Bases da Educação para incluir a nova disciplina como tema transversal da Educação Básica.

CAPS tem projeto para ampliar atendimento

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS enviou projeto ao Ministério da Saúde para ampliação da unidade. Caso seja aprovado, o projeto vai permitir que sejam prestados mais serviços, acomode um número maior de pacientes oferecendo espaço físico também aumentado.

Atualmente, o CAPS – Esperança é referência para os municípios de Areial, Arara, Areia, Montadas, Remigio e Algodão de Jandaira. De acordo com a coordenadora do CAPS, a psicóloga Assistente de Fátima Xavier, “com esta ampliação, a cidade vai poder dar assistência a pacientes que hoje não estão sendo atendidos aqui por falta de vagas. A demanda existe, o que precisamos é de uma estrutura maior”, afirma ela.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

Um comentário:

  1. Seria interessante mostrar as notícias de rua, os fatos que acontecem diariamente em nossa cidade, e que realmente chamam a atenção do público.
    Quando o AN começou lembro que uma das matérias mais vistas foi a prisão de um larápio nos entornos do campo do América. E o sucesso alcançado teve a participação de artigos como o bloco do Jorge, a Esquadrilha da Fumaça, a Paixão de Cristo e a Procissão do Senhor Morto. Essas notícias tem um forte apelo popular e é isso o que as pessoas procuram, principalmente as que residem fora da cidade.

    Rau Ferreira
    http://memoep.tk

    ResponderExcluir