segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Noticias da Gestão "Esperança de Todos"‏


CEO COM NOVAS INSTALAÇÕES

O Prefeito Nobinho Almeida entregou na manhã de sexta, dia 17 de setembro as novas instalações do Centro de Especialidades Odontológicas, que a partir de agora consta de Consultórios climatizados, Sala de Espera, Sala de Esterilização Recepção e Laboratório de Próteses Dentárias, com a entrega de 50 próteses as pessoas assistidas pelo programa.

Em sua fala o prefeito Nobinho disse da sua alegria em estar fazendo a entrega das novas dependências, colocando a gestão à disposição do povo esperancense, reiterando o seu compromisso de prestar um serviço de qualidade e que atenda as necessidades deste povo. Na oportunidade Nobinho pediu o empenho da população no sentido de fiscalizar os serviços oferecidos pela municipalidade.

O CEO – Centro de Especialidades Odontológicas é um programa do Ministério da Saúde (Brasil Sorridente), em parceira com a Prefeitura Municipal de Esperança. Além do prefeito Nobinho estiveram presentes à solenidade a Chefe de Gabinete Maria José; Secretaria Liliana Ferreira, da Saúde; Nahim Galileu, da Comunicação; Wagner Gomes, além de toda equipe do Centro que é coordenado pela doutora Maria da Conceição Lima Maia.

Oleaginosas no município é uma possibilidade



De acordo com Vicente Eustaquilino Souza Jr, funcionário da Secretaria de Agricultura, que participou do seminário de Sensibilização, promovido pela Petrobras Biodiesel, na Embrapa, em C. Grande, na última quarta-feira, “Esperança pode, sim, ter uma nova atividade lucrativa no campo com as culturas de mamona e girassol, oleaginosas que têm mercado garantido pela Petrobrás”, afirmou ele.

Além de Eustaquilino, participou do seminário João Paulo, como representante da Emater da cidade. Ele também saiu empolgado com a idéia. A agricultura familiar no município pode ganhar um novo filão. Quem fez a palestra sobre as oleaginosas foi Stephan Goertz, coordenador do programa de biodiesel da Petrobras e garantiu o mercado das sementes é garantido pela empresa.

Raio X da Saúde

A Secretaria de Comunicação vai divulgar, a partir da próxima semana, todos os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde aqui no município. A preocupação do prefeito Nobinho Almeida é com as pessoas que não tem acesso a informação. Ele sabe que a Saúde Pública é um dos problemas que mais preocupam os prefeitos brasileiros.

A regulamentação do financiamento do setor tem sido uma das constantes reivindicações dos municípios e do movimento municipalista, que reconhecem as necessidades e lutam por mais recursos para oferecer sempre atendimento digno à população.

O prefeito afirma que “se o projeto que está parado na Câmara dos Deputados for aprovado e sancionado na forma como está no texto, os problemas municipais de saúde será resolvido de uma vez por todas”.

Agricultura orgânica

Terminou nesta sexta-feira dia 17 de setembro, o Encontro Nacional de Agricultura Familiar Orgânica, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, na capital federal. Apesar de nenhum representante do município terem participado, os agricultores familiares de Esperança vão se beneficiar da troca de experiência, que será feita através da emissão dos relatórios através das entidades ali representadas.

A iniciativa tem o propósito de construção de uma estratégia conjunta de atuação para o setor. Em nosso município, os agricultores familiares estão bem organizados e já dispõem de boa estrutura para atuação.

Entidades filantrópicas

Empresas ou entidades de Esperança que dependam de concessão ou renovação de Certificados de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBES, no caso entidades que são reconhecidas por lei municipal como de utilidade pública, devem providenciar a renovação de cadastro. O prazo final, que seria a próxima segunda feira, foi adiado para o final de janeiro de 2011. Mas até lá, é preciso apresentar os documentos exigidos pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Com o certificado, essas entidades ficam isentas por três anos das contribuições sociais como INSS, Cofins e CSLL ( Contribuição sobre Lucro Líquido).



Raiva

A vacinação contra raiva animal, em Esperança, transcorreu como previsto. 4.615 animais foram vacinados. A previsão era de vacinar 5.862. De acordo com Daniel Santos, coordenador da Vigilância Sanitária surgiram alguns registros de reações principalmente em gatos. Mas ele afirma que isso é normal e estava previsto pelo fabricante da vacina, o laboratório Biovet.

De acordo com os números divulgados pela Vigilância 86% dos cães e 58,4% dos gatos foram vacinados. As equipes volantes continuam trabalhando e esses números podem ser alterados até o final deste mês.

Bloqueio é acionado contra Sarampo

Com o surgimento de alguns casos de sarampo, aqui na Paraíba, a coordenação de Vigilância Epidemiológica que é coordenado e supervisionado por Heleno Estrela, já está providenciando o bloqueio para que a doença não se instale na cidade. Segundo ele, “o bloqueio é feito tomando todas as precauções para que não surja o primeiro caso”.

Os agentes de saúde estão sendo orientados a comunicar à Secretaria, quaisquer casos suspeitos. Uma equipe, formada por profissionais treinados vai identificar os casos de pessoas portadoras dos sintomas para agir com rapidez no sentido de evitar um surto da doença. Todos os agentes de saúde estão em alerta máximo. A determinação do prefeito Nobinho é evitar registros da doença na cidade.

FPM

Não estava previsto. O FPM que está sendo depositado nas contas das prefeituras nesta segunda feira, 20, não vai repetir os resultados do mês passado, será inferior. O ritmo de recuperação da economia brasileira continua muito lento. No acumulado, 2010 ainda está 1% abaixo do que o ano de crise – 2009. Se os recolhimentos forem comparados a 2008, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios, os valores são 1% menores que naquele ano.





Cozinha Brasil

Quem estiver interessado no curso sobre alimentação saudável do Programa Cozinha Brasil, as inscrições vão até a próxima sexta, 24, preferencialmente, para as pessoas do Bolsa Família. São 140 vagas, distribuídas em dois turnos de 70 inscritos. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar CPF, Carteira Profissional, Certidão de Casamento ou Nascimento.

O curso, que vai constar de dez horas/aula, começa na terça-feira, 24, e tem término previsto para a sexta-feira, 28, e vai acontecer no Centro Pastoral, ao lado da Escola de Ensino Fundamental Dom Manuel Palmeira, no centro da cidade.

Fonte:Secretaria de Cominicação e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário