quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Noticias da gestão "Esperança de Todos"‏

Conselho de Cultura.




Esperança já dispõe de estrutura burocrática para a criação do seu Conselho de Cultura. A situação dos Conselhos municipais de Cultura foi tema de debate durante o Seminário Políticas Culturais Democráticas e Conselhos de Cultura, ocorrido em Salvador, (BA). A instituição do Conselho é uma das determinações das Propostas de Emenda a Constituição que tramitam no Congresso Nacional. Segundo Socorro Aparecida, que coordena o Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, “há necessidade de se instituir porque a criação de fundos e planos para consolidar o Sistema Nacional de Cultura depende dos conselhos municipais”.

É função do Conselho fortalecer e ampliar a sua participação nas deliberações e gestão de políticas publicas locais. Com destaque para a efetiva participação da sociedade.


-------------------------------------------------------------------------------------

IBGE



O Secretário de Planejamento do município, Audalécio Nóbrega reuniu-se nesta segunda-feira com a Agente Censitária Municipal, Sara Martins, para acompanhar o andamento do Censo 2010 em Esperança, trabalho que vem sendo feito desde o início do recenseamento. Até agora, com 85% do censo concluído, a população computada foi de 26.342 habitantes. Boa parte dos setores urbanos foi concluída, só restam alguns pontos isolados.

A agente censitária faz um apelo para os proprietários de domicílios que ainda não foram visitados. Os donos desses domicílios podem procurar os recenseadores no centro administrativo, onde funciona a agência do IBGE, no antigo hospital geral de Esperança.


-------------------------------------------------------------------------------------

Vacinação anti-rabica



Para Daniel Santos, coordenador da Vigilância Sanitária, a vacinação anti-rabica no município, que começou no dia 1º, está obtendo o êxito previsto. Segundo o representante do laboratório Biovet, fornecedor da vacina este ano, as reações são normais. Em São Paulo, dos 2.627 animais que apresentaram reações, 1.904 eram gatos. Aqui em Esperança, as queixas quanto as reações, envolvem apenas gatos.

A equipe de vacinação, que está percorrendo a zona rural do município. Hoje está no distrito de São Miguel e um grupo itinerante percorre outra zona rural. A Vigilância espera que no próximo sábado, 18, dia D da vacinação, se consiga chegar ao número previsto pelo Ministério da Saúde que é de aproximadamente 6 mil doses.

-------------------------------------------------------------------------------------

AIDS



Os índices de portadores do vírus da AIDS no interior da Paraiba aumentaram de forma vertiginosa. Esta é a conclusão da Secretaria Estadual de Saúde.

A coordenadora de Educação em Saúde, da Secretaria municipal de Esperança,Samara Batista, participou de reunião nesta segunda-feira, 13, no 3º Núcleo Regional de Saúde onde o assunto foi discutido e recebeu instruções para intensificar a campanha de prevenção à doença na cidade. A grande preocupação é com os jovens entre 13 e 24 anos, onde o índice de registros tem sido mais alto, principalmente, nas cidades do interior.

-------------------------------------------------------------------------------------

Atualização Cadastro Bolsa Família.



A gestora do Bolsa Família, em Esperança, Janaína Silva, está solicitando que as pessoas que estão com seus cadastros desatualizados, procurem a Secretaria de Assistência e Serviço Social para providenciar a atualização o mais rápido possível.

A atualização do cadastro é feita no antigo Hospital Geral de Esperança. Para fazer é necessário apresentar, documentos pessoais, como RG, CPF, título eleitora, carteira profissional, comprovante de residência, certidão de casamento e as certidões de nascimento dos filhos, nome da escola e a série que as crianças estão cursando.

-------------------------------------------------------------------------------------

Laboratório de Prótese.



O Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, a partir da próxima sexta-feira, começa a oferecer um novo serviço. É o laboratório de prótese dentária. O centro oferece uma gama muito vasta de serviços dentários na cidade, desde obturações, remoção de tártaro e extrações. Nesta sexta-feira, 50 pessoas serão contempladas com próteses móveis feitas pelo laboratório.

Ali no CEO o esperancense ainda pode fazer diagnóstico bucal, cirurgia oral e endodontia. Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente, que é um programa federal. O tratamento oferecido nos Centros é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

FONTE:Secretaria de Comunicação e Eventos.

Fotos:Reprodução

www.andradenoticias.com VOCÊ SE ATUALIZA AQUI.

2 comentários:

  1. "NOTÍCIA CARNAVALESCA"


    Sou Antônio Carlos de Luna da comunidade de Massabirlle e venho representar a verdadeira indigninação do povo do Distrito de Massabielle de Esperança Paraíba. Refiro me a notícia sobre um "cara" que lavava um carro com água numa mangueira na comunidade de Massabielle, pois é lamentável que alguém, por quais motivos não se sabe, use a miséria do povo de Massabielle para criar informações incorretas, factóides. O "cara" lavava o carro com sua água, ou seja, um bem privado que por sinal lhe custou muito caro como a sociedade esperacense sabe quanto está custando água em Esperança, e isto é uma prática legal, certa, correta porque vivemos numa sociedade de mercado livre ou não? Ilegal, errado, incorreto, vergonhoso é pegar o bem público e usurpar em benefício particular e indevidamente, foi o que o representante político da comunidade de Massabielle fez agora no último carnaval, se juntou com aguns familiares e amigos e fez uma festinha particular usando um prédio público da prefeitura para sua festinha e o pior não foi isso, também pegou a água da cisterna da escola da comunidade e fez um chuveiro para se molharem na rua festajando o carnaval, isto sim é vergonhoso pegar a água que vem para o uso da escola e para ser distribuida com a comunidade, essa que só tem direito a quatro baldes por dia para manter sua casa, e usar para brincar carnaval particular.Além de vergonhoso é ilegal, vai de contrariedae com as leis vigentes em nosso país.Acreditamos que as autoridades hierarquiamente superiores vejam esses fatos e fiscalizem essas urregularidades. Talvez seja por falta de conhecimentos dos fundamentos que regem nosso sistema de governo e/ou de sociedade que algumas pessoas faz esses tipos de coisas.

    ResponderExcluir