quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Combate e Controle da Hipertensão Arterial – Campanha.



A Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com o Ministério da Saúde estão realizando uma campanha humanitária para alertar a população sobre os ristos da hipertensão arterial – “Eu sou 12 por 8“.

A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, é a principal causadora do acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, doenças que mais provocam mortes no Brasil.

A pressão considerada normal para o corpo humano deve ser igual ou inferior a 12 por 8 (120/80mmHg). Valores acima de 14 por 9 (140/90 mmHg) já é indicativo de hipertensão arterial.

A pressão arterial elevada aumenta os riscos de infarto no coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíca, impotência sexual e diversos outros tipos de complicações que afetam a qualidade de vida da pessoa.

Os principais fatores de risco para a hipertensão arterial são:

•Hábitos alimentares inadequados
•Ingestão elevada de sal
•Sedentariasmo
•Consumo elevado de álccol
•Diabéticos
•Fumantes
•Casos de hipertensão na família
Quem possui algum destes fatores de risco deve medir regularmente a pressão e fazer a prevenção da doença. Quem já é hipertenso deve consultar um médico periodicamente e seguir as suas orientações.

A prevenção é o melhor remédio!

Para prevenir ou controlar a hipertensão é importante manter hábitos alimentares saudáveis, evitar o excesso de alimentos salgados e industrializados e retirar o saleiro da mesa, assim não corre o risco de exagerar no sal na hora da refeição. O ideal é utilizar outros tipos de temperos como limão e ervas nos alimentos. O sabor fica muito melhor.

A atividade física é uma excelente aliada no combate e controle da hipertenção, portanto, mexa-se! Faça alguma atividade física por pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana.

Mantenha o seu peso adequado, o excesso de peso é um grande vilão da pressão arterial.

Evite o estresse. Uma boa noite de sono é excelente para a sua saúde. Controle a sua ansiedade, depressão, relaxe mais!

Os hipertensos devem utilizar os remédios prescritos pelo médico de forma constante. Mesmo mantendo hábitos saudáveis, o uso do medicamento é essencial.

Para mais informações acesse o site www.eusou12por8.com.br e participe da campanha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário