sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Noticias da Prefeitura de Esperança‏ - Gestão Esperança de Todos



Sistema único de Assistência social

O Plano de Ação 2010 do Sistema Único de Assistência Social deve ser apresentando até o próximo dia 30. É nisto que estão trabalhando as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. O prefeito Nobinho Almeida está atento porque está ciente de que os repasses de recursos do Governo Federal dependem do preenchimento e da transferência de dados dentro dos paramentos exigidos pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento social e Combate a Fome

Esses recursos dos quais o prefeito fala, são empregados na manutenção e execução dos serviços de assistência social. O Plano de Ação deve apresentar, por exemplo, a previsão de atendimento a população, informada pelo gestor, e a aprovação do Conselho de Assistência Social.

CPA – 10

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba vai promover um curso de atualização previdenciária intitulada CPA – 10. O município de Esperança já está inscrito com um participante que é Kamila Diniz, diretora da previdência municipal.

O CPA – 10 é um curso de certificação continuada e destina-se a profissionais que trabalham com investimento, seja na área comercial, seja na área de seguros ou previdenciária. É importante a atualização para conferir ao FUNPREV novas possibilidades em atendimento aos aposentados e pensionistas do município.

Água

O Exército suspendeu o abastecimento de água, através de carros pipa aqui em Esperança, desde a semana passada. Com a medida, pelo menos cinco carros-pipa deixaram de abastecer as comunidades rurais, aumentando o sofrimento de produtores e criadores em diversos sítios.

Apenas a Prefeitura continua com o trabalho de transporte de água. Dois carros estão transportando o líquido diariamente às comunidades mais distantes e dando prioridade a escolas, hospitais, creches e entidades de apoio social. O prefeito disse que o Governo Federal vai pagar aos pipeiros e o abastecimento será retomado já na próxima semana.


Agricultores organizados

Entidades que congregam agricultores de Esperança e da região se reuniram, na última semana, em Lagoa Seca, para um encontro de capacitação sobre a organização das famílias agricultoras no processo de venda dos produtos da agricultura familiar através do PNAE, programa Nacional de Alimentação Escolar. Aqui em Esperança já existe um entendimento no sentido de que as escolas absorvam a produção da agricultura familiar local.

Várias representações de sindicatos, ONG’s, associações de agricultores participaram do evento. O que eles querem é que seus produtos sejam consumidos na própria região e que as secretarias de educação e as escolas, através de programas específicos, sejam os compradores dessa produção.



Título Eleitoral

Se você perdeu ou extraviou o seu título eleitoral, não se preocupe. O próximo sábado e domingo, dias 11 e 12 de setembro, os cartórios e as centrais de atendimento ao eleitor farão expediente extra. Estarão abertas entre 8h e 13h.

O Tribunal Regional Eleitoral justifica o trabalho extra alegando que o voto só será admitido com a apresentação do título de eleitor e de um documento oficial com foto, que pode ser o RG, a Carteira de Trabalho, certificado de reservista, Carteira de Habilitação ou passaporte.

O prazo para obter a segunda via/reimpressão do título vai até o dia 23, 10 dias antes do primeiro turno.


ESPERANÇA VAI SEDIAR BASE DO SAMU


A Secretária de Saúde de Esperança esteve participando na ultima quinta-feira de uma reunião em Campina Grande, com a presença de representantes de 25 municípios, para tomarem conhecimento das exigências quando da implantação da Base do Samu-192 nas cidades contempladas, que serão reguladas por Campina Grande.

Segundo a Secretária de Saúde Liliane Ferreira, este é mais um beneficio que chega a Esperança, que passará a ter uma Unidade Básica e uma Avançada do Samu aqui em nossa cidade. Vamos a partir de agora atender as exigências do Ministério da Saúde, para que o serviço seja implantado o mais rápido possível.

O objetivo da regionalização do Samu é qualificar o atendimento de urgência e emergência nos pequenos municípios. O Samu de Campina Grande dará cobertura a esses municípios e regulará todo o sistema de urgência e emergência, incluindo a regulação dos leitos hospitalares dos municípios referenciados.



SECRETARIA DE SAÚDE DE ESPERANÇA FAZ PARTE DO CIES



O Município de Esperança, já tem sua representatividade, através de Secretaria de Saúde, junto ao CIES - Comissão Integrada Ensino Serviço, numa reunião ocorrida no final do mês de agosto, com a presença de Secretários de Saúde da Regional de Campina Grande.

O CIES,tem como finalidade promover a articulação integrada e solidária entre gestores do SUS, junto as instituições de ensino superior, instituições públicas e privadas, Conselhos de Educação, entre outras representações afins.

Para Liliana Ferreira, entre as inúmeras atividades do CIES, está em Definir prioridades e propostas; Analisar e propor medidas de qualificação do modelo de atenção aos serviços de saúde e a identificação das necessidades mais urgentes. Como membro desta Comissão, a cidade se fortalece na qualidade dos serviços de saúde que são oferecidos a população.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário