sexta-feira, 10 de setembro de 2010

BANABUYÊ DE ESPERANÇA.



Este é título do livro que vem sendo desenvolvido por Rau Ferreira sobre a história do nosso município. Ele que é colaborador do jornal “A Folha”, editado por Otílio Rocha, escreve para o site “História Esperancense” e também contribui com o nosso “Andrade Notícias”.

Em suas pesquisas, o escritor encontrou a descrição das Sesmarias nº 107, concedida a Matheus de Araújo Rocha, em Lagoa de Pedra; um documento de 1757 que fala da nossa Banabuyê, além dos relatos de Irineu Joffily (1892) e um Cordel de 1904, que faz referência aos topônimos utilizados no passado.

Quando trata da vocação comercial, resgata o nome do Major Matias Fernandes, importante fomentador das atividades comerciais no início do Século XIX.

Do livro “A Parahyba”, de 1909, extraiu informações sobre a feira e a antiga capela do Bom Conselho. No “Cadastro Commercial”, o registro das primeiras firmas. E no Tombo da Paróquia, a sua formação e os primeiros momentos. Em suas pesquisa estão igualmente relacionadas a emancipação municipal, com a publicação da Lei e o primeiro decreto do Prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira.

Ressente apenas o escritor a falta de apoio nas suas publicações, pois a biografia de Silvino Olavo encontra-se conclusa. A obra descreve a vida do poeta desde o seu nascimento (1897), batizado, primeiras aulas e formação acadêmica, incluindo os colegas de turma no Rio de Janeiro e a pensão onde ficara hospedado, além da sua produção literária, o encontro com Mário de Andrade e outros assuntos importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário