quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Políticos têm mais 30 dias para mudarem de partido



Os eleitores paraibanos poderão ver, a partir de amanhã, diversos parlamentares em um verdadeiro troca-troca de partidos. Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 182/2007 será aberto espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda. A PEC diz que o período de infidelidade partidária sem nenhuma punição por meio da Justiça eleitoral estará liberado por 30 dias.
O quadro partidário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e das Câmaras Municipais de todo o Estado, deve ser bastante alterado. Os parlamentares estarão liberados para a pular a cerca e mudar para a legenda que melhor satisfizer seus interesses pessoais e seus projetos de manutenção – ou expansão – do poder político em suas bases eleitorais.
Especialista em direito eleitoral, o advogado Luciano Santos aposta que, associada às eleições municipais, a nova regra provocará mudanças significativas. “Existem muitos políticos que querem mudar de partido para ter melhor situação nas eleições. Mesmo no cenário nacional tem ocorrido mudanças em função da situação política do país. Teremos uma grande dança das cadeiras”, disse.
Santos é também diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, formado por 46 entidades que acompanharam o debate em torno da reforma política. O grupo defendia um texto diferente do acabou sendo aprovado pelo Senado.
Do Correio da Paraiba Com Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário