sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade é lançada pela CNBB em Patos, na Paraíba


Esgotos das casas são despejados no rio
devido a falta de saneamento
(Foto: André Resende/G1)

A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, foi escolhida para sediar o lançamento da 52ª Campanha da Fraternidade de 2016 (CF 2016) do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O regional corresponde aos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A abertura vai ser realizada no lixão da cidade, com a celebração de uma missa, no sábado (13), às 7h30 (horário local).

O tema da CF 2016 é “Casa comum, nossa responsabilidade” e propõe um debate sobre o saneamento básico no país. A campanha tem como lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. A proposta da ação é estimular na sociedade o conhecimento da realidade local deste serviço e incentivar o consumo responsável dos recursos naturais.

Antes da celebração de lançamento, ainda em Patos, nesta sexta-feira (12), acontece um debate sobre o tema da campanha, no auditório do Colégio Cristo Rei, às 19h.
Já em João Pessoa, de acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese da Paraíba, o lançamento local acontece no dia 19.

A abertura em Patos acontece dias após a campanha ter sido lançada oficialmente, em Brasília, na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A CF 2016 também é promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).
Sobre o tema

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (Pnad), 40 mil domicílios na Paraíba não dispunham de rede de esgotamento sanitário até dezembro de 2014. Entre os males que afetam a população em decorrência de esgotos lançados livremente nas ruas e em cursos de água estão a leptospirose, amebíase, além da diarreia, que afeta sobretudo crianças. No ano passado, dez crianças com menos de um ano de vida morreram na Paraíba em virtude da diarreia, segundo o Departamento de Informatica do SUS (DataSUS).

O representante da Arquidiocese da Paraíba responsável pela divulgação da CF 2016, padre Egídio de Carvalho, explica que a igreja quer chamar a atenção das pessoas e das autoridades para as violações à natureza e, dentro desse contexto, a falta de saneamento básico que tem gerado muitos problemas. “Essa casa comum que está sendo ameaçada é o nosso planeta e, em meio a essa situação, a população sofre com falta de água potável, exposição a doenças pela falta de esgotamento sanitário e coleta de lixo”, disse o padre Egídio de Carvalho.

Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário