terça-feira, 2 de abril de 2013

Projeto Rio Mamanguape - Grupos de Produção Artesanal participam da segunda etapa da capacitação em fibra da bananeira



Os grupos produção artesanal com plantas medicinais do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental participarão hoje e amanhã (03/04), na Escola Apícola, em Alagoa Nova, distante 138 quilômetros de João Pessoa, da segunda etapa  da capacitação em artesanato com fibra da bananeira – uma alternativa sustentável para a mulher e o homem da agricultura familiar. 

A capacitação tem carga horária de 40 horas e está sendo dividida em duas etapas. A primeira aconteceu nos dias 19 e 20 de março e a segunda dias 02 e 03 de abril.  Estão participando 25 integrantes de grupos de produção, sendo de três a cinco integrantes por grupo.

No capacitação, os participantes estão aprendendo da etapa da colheira da folha da bananeira até a produção de cestas, luminárias, bonecos, decorações natalinas e flores decorativas.

Estão participando os integrantes dos grupos Timbauba Viva (Esperança), Art Vida produtos naturais, da comunidade de Pai Domingos, (Lagoa Seca), grupo de produção de Areial, grupo de produção da comunidade de Pau D´arco, em Alagoa Nova, além dos grupos de Matinhas e São Sebastião de Lagoa de Roça.

Esta capacitação é mais uma oferecida pelo Projeto Rio Mamanguape aos grupos de produção formados a partir do curso de beneficiamento em plantas medicinais realizado em 2012. Ela permitirá que os grupos utilizem seus ensinamentos para agregar valor aos produtos por eles já produzidos, como sabonetes líquidos e sólidos, velas perfumadas e decorativas e pomadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário