sexta-feira, 5 de abril de 2013

Na Paraíba - Mais de 24 mil podem ter títulos cancelados


Faltando apenas três semanas para o fim do prazo de regularização eleitoral, apenas 1,52% dos eleitores paraibanos que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições já acertaram as contas com a Justiça Eleitoral. Ao todo, 24.990 eleitores foram convocados para resolver as pendências, mas somente 379 compareceram aos cartórios eleitorais. Os eleitores faltosos têm até o dia 25 de abril para ir a um cartório eleitoral e evitar o cancelamento do título.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 24.611 eleitores ainda correm o risco de perder o documento. Sem o título de eleitor, o cidadão fica impedido de obter carteira de identidade, CPF, passaporte, fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Além dessas sanções, o eleitor que tiver o documento cancelado também não poderá obter empréstimo em instituições financeiras governamentais.

O índice de adesão à campanha de regularização na Paraíba está na mesma média nacional. Somente 1,5% dos 1.514.621 eleitores convocados em todo o país já estão quites com a Justiça Eleitoral. Os Estados com maior percentual de pessoas que regularizaram sua situação são o Acre (3,1% - 273 pessoas), seguido pelo Amapá (2,6% - 188 pessoas) e pelo Mato Grosso do Sul (2,3% - 652 pessoas).

O menor índice foi registrado em Alagoas, onde apenas seis dos 651 convocados fizeram a regularização, o que representa apenas 0,9%. “Apesar do número ainda ser considerado baixo na Paraíba, ainda estamos um pouco acima da média nacional e com um resultado que é o dobro do obtido por Alagoas, onde houve a menor adesão”, explicou Leonardo Lívio, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB.

A maioria dos eleitores com pendências está concentrada nos dois maiores colégios eleitorais do Estado. Estão nesta situação 5.535 eleitores em João Pessoa e 2.212 em Campina Grande. A orientação do TRE-PB para os eleitores destas duas cidades é que aproveitem o período do recadastramento biométrico. “O eleitor que está na capital ou em Campina Grande poderá aproveitar para resolver dois problemas de uma só vez, fazendo o cadastramento biométrico e regularizando o título, além de evitar filas mais à frente”, aconselhou Lívio.

O eleitor pode consultar sua situação na página do TSE na internet. Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento.

Fonte: Jornal da Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário